0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
O “Novembro Azul”, então, tenta obter a mesma atenção que outras campanhas para que uma das principais barreiras contra essa doença seja vencida:o preconceito. “O câncer de próstata pode ser diagnosticado previamente, caso os homens sejam conscientes. Todo homem a partir dos 45 anos tem de fazer anualmente o exame. Como a doença não gera sintomas, o exame é essencial”, afirma o Urologista da Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, Farid Libos.
Para os urologistas, a Campanha “Novembro Azul” vem de encontro com uma realidade triste, a cada seis homens, um terá câncer de próstata, por isso a importância da informação em torno desse tema. Outra questão que merece divulgação são os perfis de homens que necessitam começar a fazer o exame preventivo mais cedo “ Todo homem que possui histórico de câncer de próstata na família, precisa fazer o exame anualmente a partir dos 40 anos. Assim também é recomendado aos homens de pele negra”, afirma o Dr. Farid.
É necessário cuidar da saúde durante todo o ano, mas em novembro realmente é preciso que os olhos sejam voltados a prevenção do câncer de próstata, assim completa Rosália Gair, Diretora de Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Saúde de Cambé “ É de conhecimento de todos que o homem cuida menos da saúde, tanto que existe uma Campanha do Ministério voltada a saúde do homem. A campanha “Novembro Azul” que tem como principal intuito conscientizar o homem da importância do diagnóstico precoce, também esclarece que caso a doença seja descoberta no início, a cura é possível”. Ainda de acordo com Rosália, para mais informações é necessário procurar a UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as atividades alusivas ao dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro.