Escute a noticia. Clique no Player acima!
A manifestação com o uso de bicicletas e de pessoas a pé foi uma forma de chamar a atenção da população sobre a importância de reduzir a emissão de gás carbônico produzido pela queima de combustível pelos carros. A atividade do NAF fez parte da programação da APMI, com o tema O Planeta em Apuros, em todos os Centros de Educação Infantil e projetos sociais em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.
Entre as atividades, alunos e pais do Centro de Educação Infantil (CEI) José Sestario, localizado na Rua Apucarana, 146, Jardim Ana Elisa 1, assumiram o compromisso de serem os guardiões de uma área próximo da escola.
Acompanhadas de alguns pais, professores e funcionários da creche, as crianças limparam uma área conhecida na localidade como pracinha, com a ajuda de operários da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Cambé e da comunidade.
Na oportunidade as crianças entregaram um documento ao secretário Claudiney Gloor e à presidente da APMI, Ana Paula de Angeli Andrade, com frases sobre a situação do local.
Dentre estas atividades discutidas pelos alunos, a coordenadora Maristela Renisz dos Santos relaciona a possibilidade de aprender sobre o plantio e os cuidados com as plantas em lições práticas. Outro aprendizado é sobre a importância da flora para o meio ambiente.
Também foi realizada por alunos do Projeto Piá uma blitz educativa com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, na PR-445, onde distribuíram material informativo e conversaram com os motoristas sobre a preservação do meio ambiente. Enquanto isso, os participantes do Projeto Ação Educativa, no Jardim Ana Rosa, preparavam materiais para uma exposição de faixas e cartazes na parte externa do prédio.
Os alunos da Oficina de Expressão Hugo Gonçalves entregaram informativos e sacolinhas para carros na Rua Noruega, altura do número 448, Centro. Alunos do Centro de Educação Infantil Waldomiro Gomes, do Jardim Santa Lúcia, recolheram lixo das datas vazias com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde.
Outro evento foi a mobilização e conscientização da comunidade sobre a preservação de fundo de vale, pelos alunos do Centro de Educação Infantil Ignez Bergamaschi, do Jardim São Paulo. O pessoal do Projeto Nesp realizou a Gincana Reciclado em Ação, com a coleta de materiais para reciclagem na comunidade.
Os alunos do Centro de Educação Infantil Madre Tereza de Calcutá, no Jardim Novo Bandeirantes, participaram de uma Passeata Ecológica com a entrega de mudas de árvores para a comunidade e também integraram um mutirão de limpeza em frente à escola, com frases e cartazes sobre a preservação do meio ambiente.