Escute a noticia. Clique no Player acima!
Na próxima terça-feira (31), às 14 horas, cerca de 50 profissionais que trabalham na empresa Uber vão participar de um curso do Programa de Capacitação em Hospitalidade Visite Londrina, executado pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O objetivo é aumentar a conscientização turística e o espírito hospitaleiro das pessoas que trabalham na linha de frente com o turismo de eventos e negócios. A ação será realizada na Universidade Positivo, localizada na Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá.
A capacitação tem duração média de uma hora e será ministrada pela diretora de Turismo da Codel, Maitê Morgana Uhlmann, que irá abordar a importância da qualidade no atendimento aos turistas. Temas como: o que é o turismo; quais os benefícios que ele traz para a cidade; o que os profissionais podem fazer para que o visitante se sinta acolhido na cidade, principalmente quando ele pede informação; pontos turísticos da cidade, áreas de lazer e entretenimento e telefones de contatos importantes para aqueles que visitam a cidade, constam no cronograma do curso.
Segundo Maitê, mais do que uma capacitação, trata-se de uma campanha de conscientização turística que visa mostrar, aos profissionais, que existe turismo em Londrina e que isso é bom para a economia da cidade. “Os motoristas de Uber, assim como os taxistas, são o cartão de visitas do município, por isso precisamos atualizá-los, para que eles possam receber bem os turistas em nossa cidade”, apontou.
Profissionais de diversas áreas vão participar do Programa de Capacitação em Hospitalidade Visite Londrina. Os guardas municipais, por exemplo, já estão recebendo a formação, que se estende até setembro. Até agora, já participaram da iniciativa cerca de 200 agentes.
Também já há turmas agendadas para guias de turismo e um grupo de artesãs que comercializam seus produtos em frente ao Teatro Ouro Verde. Neste caso, a capacitação se justifica pelo fato de que elas recebem muitas demandas de turistas que desejam comprar souvenirs de Londrina. A intenção é que estas profissionais também possam receber bem os turistas, dando dicas de locais para visitar, comer, além de transmitir informações úteis, como telefones importantes, entre outras.
Em agosto, está previsto um encontro para os profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A capacitação foi uma solicitação da própria empresa e será voltada para a qualidade no atendimento, já que o local recebe grupos de fora da cidade, incluindo de outros países.
Sobre a iniciativa – O Programa Visite Londrina foi lançado pela Prefeitura de Londrina no dia 27 de junho deste ano, a fim de fortalecer a cultura do bem-receber, que está diretamente relacionada com a qualidade dos bens e serviços ofertados no turismo. A intenção é que os turistas se sintam acolhidos na cidade, por meio de informações recebidas corretamente, de uma receptividade acolhedora, e da disponibilidade dos londrinenses em passar dicas e informações de atrações da região e da estrutura da cidade.
Entidades e empresas que desejarem participar das capacitações do Programa Visite Londrina, podem agendar um horário na Codel, no telefone (43) 3379-2301 ou 3372-2303, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.