0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Segundo informações da SAMA, o departamento já possui uma rotina de avaliação e autorização de poda e erradicação de espécies arbóreas através de protocolo próprio onde o munícipe pode solicitar a autorização para a realização deste serviço, mas com o Plano Municipal de Arborização, outras particularidades também serão possíveis.
Em setembro, a SAMA contou com diferentes datas comemorativas para impulsionar as ações da Secretaria em prol do meio ambiente: dia 16 de setembro a avenida Gabriel Freceiro de Miranda, do jardim Santo Amaro foi contemplada com o plantio de 40 mudas de árvores. Iniciativa que integrou as comemorações ao Dia da Árvore e ao início do plantio da primavera. No dia 18, foi no Jardim Vitória onde 25 mudas de árvores foram plantadas no quarteirão onde fica a Escola Municipal Consolación Montez Hernandes e contou com a colaboração dos alunos da instituição; no dia 20, foi o Jardim Água da Esperança, o local selecionado para receber 60 mudas de árvores, que foram plantadas por todo o bairro.
E dando continuidade aos plantios, em razão das comemorações voltadas a conscientização ecológica, no dia 23 de setembro, a rua Carajás, via que dá acesso a UPA, foi palco de uma importante intervenção da SAMA, em conjunto com a Emater e Colégio Estadual Olavo Bilac . Cerca de 60 representantes da Instituição de Ensino, entre alunos e professores, participaram do plantio. Coordenados pela Professora Maria Elizabete Barusso Belezi, os professores da Equipe Multidisciplinar: Maria Assunta Boni, Cristina Martins Duarte,Valéria Capelassi de Melo,Flávio Balestra e Sandra Néri Vidotto, encorajaram seus alunos, promovendo na ocasião uma interação entre teoria e prática, “utilizamos dessa oportunidade para promovermos a conscientização do meio ambiente entre os alunos desta equipe que trabalharam diferentes eixos, todos relacionados a sociedade, e a valorização da consciência ambiental”, disse a coordenadora.
Entre os alunos, estavam Beatriz Bernardino, de 16 anos e Bruno Rodrigo, de 18 anos. Bruno, que já direciona seus estudos para seguir a carreira de engenheiro mecânico falou sobre a experiência de participar do plantio de árvores em sua cidade. “Sujar as mãos de terra, ver como a rua fica mais bonita com as árvores, nos trás mais consciência, mais vontade de ajudar o meio ambiente. Não importa a sua profissão, o futuro que você vai seguir, toda a população deve tomar consciência com atitudes sustentáveis”.
Segundo informações de Leonildo Aparecido Julião, Diretor de Projetos e Ações Ambientais da SAMA, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro mais plantios serão realizados em Cambé.