Manchete nos Jornais deste Sábado, 02 de Março de 2013

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Habemus pibinho: PIB de 0,9% faz Brasil cair no ranking mundial; Consumo das famílias continuou crescendo, mas país não é
mais a sexta economia. Em meados do ano passado, diante da previsão de um banco estrangeiro de que país cresceria só 1,5%, o ministro Guido Mantega reagiu e disse que era uma “piada”. Mas o número do IBGE ficou muito abaixo disso…- Lições da grande dor; Boate Kiss, em Santa Maria, e o aprendizado que a tragédia produz na sociedade em temas como leis e responsabilidades .“Uma situação como esta serve de aprendizado para que não se repita. É preciso haver leis e regras muito claras.”…

O Globo

Manchete: Habemus pibinho: PIB de 0,9% faz Brasil cair no ranking mundial

Consumo das famílias continuou crescendo, mas país não é mais a sexta economia
Em meados do ano passado, diante da previsão de um banco estrangeiro de que país cresceria só 1,5%, o ministro Guido Mantega reagiu e disse que era uma “piada”. Mas o número do IBGE ficou muito abaixo disso.
A economia brasileira cresceu modesto 0,9% em 2012, pior resultado desde 2009. Mais uma vez, o gasto das famílias e o setor de serviços impediram que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) fosse ainda mais pífio. Houve recuo nos investimentos e a indústria encolheu. Nem as desonerações de impostos, que estimularam o consumo, foram capazes de fazer o país deslanchar. Com esse PIB, o Brasil perdeu o posto de sexta economia mundial, que voltou a ser ocupado pelo Reino Unido. A presidente Dilma Rousseff não comentou a taxa. ( Págs. 1 e 25 a 30 e editorial “País pagou o preço da retração dos investimentos”)
Entrevista: Joaquim Elói: A passos lentos
“Agora voltamos a andar, mas ainda somos uma tartaruga”. (Págs. 1 e 29)

Direitos Humanos: Polêmica à vista na Câmara

Conhecido por atitudes conservadoras sobre gays e aborto, o deputado e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) é o mais cotado para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ele diz que vai quebrar a hegemonia da comunidade LGBT. (Págs. 1 e 6)

Forte de Copacabana: Exército acaba com festa privê

O Exército rescindiu um dia antes do previsto o contrato que autorizava festas privadas na praia do Forte de Copacabana. Os militares temiam tumulto com invasão armada no Facebook. (Págs. 1 e 19)

Abismo fiscal: EUA iniciam corte de US$ 85 bilhões

Sem acordo entre a oposição e o governo Obama, os EUA começam hoje a cortar US$ 85 bilhões em gastos federais, que incluem programas de educação e pagamento a servidores. (Págs. 1 e 31)

Discurso interno: Para Lula, quem errou tem de pagar

Na reunião do Diretório Nacional do PT, em Fortaleza, o ex-presidente Lula disse a petistas que quem errou tem que ser punido por seus erros, para que o partido não seja obrigado a pagar. (Págs. 1 e 4)

X da Questão

Um dia depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, dizer que as penas dos acusados no mensalão devem ser executadas até 1º de julho, o ex-presidente Lula afirmou, na reunião do Diretório Nacional do partido ontem, em Fortaleza, que o veredicto precisa ser respeitado. Na conversa fechada com a direção do partido, foi claro no recado: quem errou tem que ser punido.

– Quem errou tem que ser punido, não é o partido que tem que pagar (pelos erros individuais).

Na conversa a portas fechadas, Lula usou uma metáfora para a sua defesa institucional do partido. Disse que, assim com uma família, o PT também tem dificuldade de vigiar os passos de todos os seus filiados.

– Quando uma família tem dois filhos, certamente fica mais fácil de tomar conta deles. Agora, quando se tem dez, alguma coisa escapa – dissera Lula, segundo interlocutores que acompanharam o discurso.

Ao falar com os jornalistas, o ex-presidente afirmou:

– Não dou palpite sobre a Suprema Corte. O que decidiu está decidido, e acabou. Posso concordar ou não, mas jamais darei palpite, até porque fui presidente e muitos deles (ministros) foram escolhidos por mim. Portanto, não dou palpite – disse Lula, depois de um discurso de 40 minutos a dirigentes do partido.

Na quinta-feira à noite, Lula também foi contundente em seu discurso, quando já havia afirmado que “quem errou, tem que ser punido”, embora sem referência direta ao mensalão ou a nomes de petistas.

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Brasil cresce 0,9% e há dúvida sobre ritmo da recuperação

Mantega classifica desempenho do PIB de ‘inevitável’ diante da crise mundial; Dilma não comentou números.
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% em 2012, pior resultado desde a crise econômica de 2009. Investimentos, com queda de 4%, indústria e agropecuária, com recuo de 0,8% e 2,3%, respectivamente, foram responsáveis pelo fraco desempenho. Com crescimento de 0,6%, o quarto trimestre de 2012 trouxe sinais positivos, mas há dúvidas sobre o ritmo da recuperação. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que o crescimento foi “fraco”, mas “inevitável” diante da crise financeira mundial. “Estamos acelerando de forma gradual.” O governo não deve anunciar novos pacotes para incentivar a atividade econômica e trabalha com crescimento de 3% a 4% para este ano. A presidente Dilma Rousseff não comentou os números ontem. (Págs. 1 e Economia B1 a B7)
Análises
Celso Ming
A chuva e o guarda-chuva
Ministro Mantega culpou a crise global. Se a chuva fosse maior que o guarda-chuva, outros países estariam encharcados. (Págs. 1 e B2)
José Paulo Kupfer
Ambiguidade derruba PIB
Ações do governo tanto no campo monetário quanto no fiscal foram ambíguas e resultaram em incerteza e paralisia. (Págs. 1 e B5)

‘Se alguém quiser romper conosco, que rompa’, diz Lula

Com objetivo de conter rebeliões da base que possam prejudicar a reeleição de Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula fez ontem a mais contundente declaração aos partidos da coalizão, interpretada como recado ao governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos: “Se alguém quiser romper conosco, que rompa”. No Recife, Campos disse não se sentir pressionado a definir uma eventual candidatura à Presidência agora. “O relógio do PSB trabalha no fuso horário do PSB”, disse.
Conflito de interesses
Lula ex-presidente
“Queremos fortalecer, mas não podemos impedir as pessoas de fazer o que é de interesse dos partidos”
Eduardo Campos Governador de PE
“Não vamos trabalhar com o relógio dos outros. Vamos fazer o jogo do Brasil, do PSB”. (Págs. 1 e Nacional A4)

X da Questão:

Com objetivo de conter rebeliões da base que possam prejudicar a reeleição de Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula fez ontem a mais contundente declaração aos partidos da coalizão, interpretada como recado ao governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos: “Se alguém quiser romper conosco, que rompa”. No Recife, Campos disse não se sentir pressionado a definir uma eventual candidatura à Presidência agora. “O relógio do PSB trabalha no fuso horário do PSB”, disse.

Com intuito de conter rebeliões da base aliada que possam prejudicar o projeto da reeleição de Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem a mais contundente declaração aos partidos da coalizão, interpretada como um recado direto ao governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos: “Se alguém quiser romper conosco, que rompa”.

Lula fez a afirmação numa reunião fechadado Diretório Nacional do PT, em Fortaleza. “Não queremos romper com ninguém. Queremos fortalecer, só que não podemos impedir as pessoas de fazer o que é de interesse dos partidos políticos. O ideal é que a gente consolide as forças políticas que estão ajudando esse país a mudar”, acrescentou.

Campos estuda a possibilidade deselançar candidato à Presidência, mas não quer antecipar a decisão para 2013 e já avisou que permanecerá na base ao longo deste ano. O PSB detém dois ministérios no governo Dilma (Integração Nacional e Portos) e não pretende entregar os cargos.

Apósa reunião doPT,em rápida conversa com jornalistas, Lula elogiou Campos, de quem disse ser “muito, muito amigo”. “(O governador) tem uma personalidade que pode desejar qualquer coisa que ele queira nesse País”. Mas, em seguida, afirmou ser preciso avaliar “se estrategicamente PT e PSB devem colocar em risco uma aliança que tem dado tão certo nesse País”.

O petista, contudo, disse defender a “liberdade incondicional de cada partido de fazer o que bem entenda” e declarou que não impediria qualquer aliado de se candidatar. “Teimei muitasvezes, perdi muitasvezes até chegar à Presidência da República. Portanto, eujamais tomaria qualquer atitude para impedir que um companheiro fosse candidato a presidente.”

Alemanha aprova lei de conteúdo na web (Págs. 1 e Economia B22)

Prefeitura já sabia de risco de desabamento (Págs. 1 e Cidades C4)

Ministro do STF duvida de previsão

O ministro do STF Marco Aurélio Mello considera otimista a previsão de Joaquim Barbosa de executar penas do mensalão até 1.°de julho: “Torcemos para que seja correta”. (Págs. 1 e Nacional A10)

Miguel Reale Junior: Indignação para manter o sonho

Pode Renan Calheiros presidir a apreciação do projeto de Código Penal em que se elimina a pena de multa para o crime de falsidade ideológica? (Págs. 1 e Espaço aberto A2)

Notas e Informações: Uma previsão auspiciosa

É auspiciosa a previsão de que as sentenças dos réus do mensalão começarão a ser cumpridas até julho. (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: País cresce apenas 0,9%, o menor PIB desde 2009

Dados divulgados ontem pelo IBGE mostram que a economia brasileira pisou no freio e cresceu menos de 1% em 2012. É o pior desempenho do Produto Interno Bruto (PIB, total das riquezas produzidas no país) desde o auge da crise internacional em 2009. Diante do cenário de incertezas,no ano passado, os investimentos encolheram 4% na comparação com 2011.O tombo foi o maior em quatro anos. Entre os países que formam o bloco Brics, o Brasil foi o que menos avançou. A China registrou expansão de 7,8%; a Índia, de 5%; a Rússia, de 3,4% e a África do Sul, de 2,5%. (Págs. 1 e 8 a 12 e Visão do correio, 14)

Grupo articula eleição de um papa brasileiro

O arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, teria o apoio de vários cardeais, entre eles um italiano. Segundo o jornal La Stampa, os religiosos fizeram reuniões secretas para tentar viabilizar a candidatura. (Págs. 1 e 16)

Potiguar foi a “sombra” de Bento XVI

Diego Amorim Enviado especial
Cidade do Vaticano — O padre Flávio José de Medeiros Filho vive há oito anos na Basílica de São Pedro e organizou as principais celebrações do pontífice. (Págs. 1 e 17)

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: O Brasil cresceu: Deu pra perceber?

Expansão do PIB de apenas 0,9% em 2012 foi o menor desde 2009 (-0,3%).
O pequeno crescimento da economia no ano passado se deveu aos fracos desempenhos da agricultura (-2,3%), da indústria (-0,8%) e do investimento (-4%), segundo os dados divulgados ontem pelo IBGE. O consumo das famílias, com alta de 3,1% – menor que a dos anos anteriores, mas ainda assim significativa -, o aumento dos gastos do governo (3,2%) e o incremento no setor de serviços (1,7%) evitaram que o resultado fosse pior. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, culpou a crise internacional e fatores climáticos que prejudicaram o agronegócio. O dado positivo foi a aceleração no último trimestre do ano, com elevação de 0,6% em relação ao anterior, que sinaliza uma retomada de crescimento para 2013. O governo espera que o PIB cresça de 3% a 4% este ano, enquanto as projeções de mercado variam de 2% a 3,7%. (Págs. 1 e 10 e 12 e o Editorial ‘Avisos que vêm do PIB’, na 8)

Só o autoexame de mama é desaconselhado

Conclusão de que quando a mulher detecta o tumor ele já está em estado avançado leva o governo a centrar campanhas na mamografia. (Págs. 1 e 17 e 18)

Tire suas dúvidas sobre o IR

Estado de Minas começa a publicar hoje coluna para sanar dúvidas dos contribuintes. Até as 16h de ontem, primeiro dia de entrega das declarações, 187,2 mil já tinham prestado contas à Receita. (Págs. 1 e 11)

Fraudes: Polícia e MP investigam bolsas-pesca irregulares (Págs. 1 e 21)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Seca atinge todo o Estado

Já são mais de 1,3 milhão de pessoas afetadas pela estiagem em Pernambuco. Racionamento está de volta à capital, 12 cidades estão em situação de emergência na Zona da Mata e o completo flagelo do Sertão se repete no Agreste.
Agreste. Até a palma, que alimentava o gado em situações semelhantes anos atrás, secou. Em Garanhuns, prejuízo da agricultura chega aos 80%. (Págs. 1 e Cidades 6 e Economia 2 e jc negócios)

Fuga inexplicável na Barreto Campelo

Oito presos escaparam da unidade de segurança máxima, em Itamaracá, por um buraco no muro feito logo abaixo de uma das guaritas de segurança do presídio. Até o fechamento desta edição, nenhum foi recapturado. (Págs. 1 e Cidades 1)

PSB definirá seu destino, avisa Eduardo

Governador afirma que partido decidirá rumo no seu tempo, não no relógio dos outros. Lula reage e diz que caminho do rompimento é livre. (Págs. 1 e 3 a 5)

Veja deduções possíveis antes de declarar o IR (Págs. 1 e Economia 6)

Fiscalização do trabalho ganha mais estrutura (Págs. 1 e Economia 5)

PIB do Brasil cresceu apenas 0,9% em 2012 (Págs. 1 e Economia 4)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Lições da grande dor

Veículos do Grupo RBS reuniram especialistas, governantes e pais de vítimas para debater os impactos do incêndio que matou 239 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria, e o aprendizado que a tragédia produz na sociedade em temas como leis e responsabilidades.
Alexandre Padilha Ministro da Saúde
“Uma situação como esta serve de aprendizado para que não se repita. É preciso haver leis e regras muito claras.”
Adherbal Alves Ferreira Presidente da Assoc. de Familiares e Vítimas da Tragédia de Santa Maria
“Eu levei três meninas e as três ficaram lá (morreram no incêndio). Quando eu levei, achava que havia total segurança.”
O Laudos apontam cianeto em ao menos duas mortes. (Págs. 1 e 4, 5, 14 (Editorial) e 25)

Baixo investimento congela economia do país em 2012

Volume investido no ano passado foi suficiente para fazer o PIB avançar apenas 0,9%. Um alento veio no último trimestre, com leve aceleração na produção. (Págs. 1 e 16 a 18)

O refúgio: Bento em “um lugar de gente boa”

Rodrigues Lopes
Enviado Especial Cidade do Vaticano
É assim que o Papa Emérito define Castel Gandolfo, onde vai morar nos próximos meses. Sem papa, um cardeal cuida da Santa Sé. (Págs. 1 e 22 e 23)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile