Malware BrasDex atinge transações por Pix e evidencia a sofisticação do cibercrime no Brasil

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Desde o fim do ano passado, diversos usuários do Pix relataram um comportamento estranho na ferramenta de transferências instantâneas. O problema foi identificado como sendo causado pelo malware BrasDex, que foi criado especificamente para agir em transações realizadas por meio do Pix. A descoberta foi feita por especialistas em tecnologia, que perceberam que o malware era instalado nos sistemas Android dos celulares dos usuários após estes clicarem em mensagens ou links suspeitos.

O BrasDex age de forma oculta na tela do celular, mudando o valor e o destinatário das transferências, o que coloca em risco a segurança dos usuários e as transações financeiras realizadas por meio do Pix. Clientes de instituições financeiras como Bradesco, Itaú e Nubank foram afetados pelo malware, que se tornou uma preocupação para as autoridades e para a população em geral.

O fato de o BrasDex ter sido criado especificamente para o Pix é um indício de que o cibercrime no Brasil mudou de patamar. Há tempos, os golpes on-line deixaram de ser praticados apenas por hackers solitários, e quadrilhas especializadas nesse tipo de fraude entraram no mercado de forma pesada, estando cada vez mais organizadas e preparadas.

Os investimentos desses criminosos na criação de malwares como o BrasDex evidenciam a sofisticação do cibercrime no Brasil e tornam o combate a esse tipo de atividade cada vez mais difícil. As autoridades já emitiram alertas para inibir a proliferação do malware, mas é importante que os usuários também tomem medidas de segurança para evitar serem vítimas de golpes virtuais.

Apesar dos problemas recentes, as autoridades garantem que o Pix continua sendo uma ferramenta segura, desde que os usuários adotem medidas de segurança, como não clicar em links suspeitos, manter o sistema operacional do celular atualizado e utilizar senhas fortes e únicas para acessar o aplicativo do Pix. A conscientização e a adoção de práticas seguras pelos usuários são fundamentais para manter a segurança nas transações financeiras realizadas por meio do Pix e de outras ferramentas digitais.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
https://www.portalcambe.com.br/wp-content/uploads/2024/10/VIDEO-PREFEITURA-DE-CAMBE-77-ANOS.mp4
Sair da versão mobile