Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Corrida é uma atividade física capaz de promover incrementos na capacidade funcional, saúde e integração social entre indivíduos idosos.
Faça chuva ou faça sol, um idoso do Conjunto Habitacional Castelo Branco em Cambé, pratica corrida todos os dias. Mauro Apolinário, de 63 anos não dá desculpa para ficar em casa e é exemplo de vitalidade.
Seu Mauro, assim conhecido, começou a correr a 30 anos atrás e coleciona medalhas que ele já conquistou com a corrida. Ele cuida orgulhoso de cada uma delas. Tem de bronze, prata e, claro, de ouro, todas conquistas com um amuleto especial.
O envelhecimento é um processo natural que pode ocorrer de maneira saudável, e com menores perdas, se algumas alterações no estilo de vida forem introduzidas.
O idoso se dedica à corrida com muito amor. Quando começou com o esporte, viu a saúde melhorar. Ele treina diariamente a corrida cerca de 15km, sem desculpas.
“Não tenho nenhum problema de saúde e não pego gripe”, disse Mauro ao Portal Cambé. Ele iniciou sua prática esportiva na ciclovia. No período que trabalhou em Ibiporã, Seu Mauro deslocava até a empresa e retornava correndo.
Dentre os hábitos a serem adquiridos, a participação em atividade física regular desempenha importante papel. Já está estabelecido que a maior parte dos efeitos negativos atribuídos ao envelhecimento deve-se, na verdade, ao sedentarismo. A falta de atividade física leva ao desuso das funções fisiológicas por imobilidade e má adaptação. Estas alterações não são devidas ao avançar dos anos, nem estão 100% relacionadas ao desenvolvimento das doenças crônicas prevalentes nesta população.
A maior lição, segundo Mauro, é não parar jamais. “Manter o corpo sempre em movimento ajuda a ‘lubrificar’ as engrenagens das pernas e braços e deixa os pensamentos mais leves, ajudando a melhorar cada vez mais a qualidade de vida.”
A fraqueza muscular pode diminuir a capacidade para realizar as atividades da vida diária, levando o idoso à dependência. Além disso, conforme se perde força aumenta-se o risco de traumas em conseqüência das quedas. Estudos a respeito dos efeitos do atletismo apontam esta modalidade de exercício como capaz de incrementar ganhos de condicionamento físico entre os praticantes idosos. O Atletismo ajuda inclusive na prevenção de quedas, melhorando a qualidade de vida e sistema imune. Dentre os benefícios psicológicos decorrentes da prática de corrida e outras atividades do atletismo foram relatados aumento da sensação de bem-estar, diminuição da ansiedade e socialização.
“Pratiquem esportes, por uma vida mais saudável”, finaliza Mauro Apolinário que é exemplo de esforço e superação. Esse é de Cambé.