Escute a noticia. Clique no Player acima!
Entre as medidas anunciadas nesta terça-feira (28/06) pelo governador Beto Richa para a área de educação está a abertura do processo licitatório para reparos e adequação emergencial de prédios escolares nos 32 Núcleos Regionais de Educação.
Com isso, 552 escolas terão a parte elétrica reformada e 2.138 receberão adequações gerais, como melhorias em telhados, vidraça, encanamento e calçadas. A ação irá atender escolas de todos os 399 municípios do Paraná. Os recursos destinados especificamente para este fim chegam a R$ 35 milhões.
O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, disse que esse investimento é uma das etapas do esforço do governo estadual em recuperar a estrutura física das escolas. “Nossas escolas encontram-se em condições precárias pela falta de investimento adequado nos últimos anos. Com trabalho conjunto e diálogo vamos reverter esse quadro e transformar o Paraná em referência educacional”, disse.
Arns também destacou a importância da liberação de recursos, em parceria com o governo federal, para construção de novas unidades de ensino profissionalizante, das escolas em aldeias indígenas e de novos colégios de ensino fundamental.
OUTRAS MEDIDAS – No início deste mês, o governador Beto Richa também já autorizou a abertura de cinco processos licitatórios para a aquisição de 84 itens para o Programa Estadual de Alimentação Escolar. Ele também liberou a chamada pública para compra de leite pasteurizado e longa vida de agricultores familiares.
Outra ação do Governo foi dobrar o repasse de recursos para o transporte escolar junto aos municípios. O valor a ser repassado será de R$ 58 milhões para custear o transporte escolar dos alunos da rede pública estadual, o que representa um aumento de mais de 100% sobre o total repassado aos municípios em 2010