Escute a noticia. Clique no Player acima!
O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (19), em evento em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, que a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada no município, será elevada, em dezembro deste ano, para o 26º Batalhão da PM, que irá atender dez municípios da região.
A ampliação da unidade visa a atender o aumento da demanda por segurança pública na região com a implantação do projeto Puma, da Klabin, o maior investimento privado da história do Paraná.
O anúncio de criação do batalhão da PM foi feito durante a inauguração da nova Estrada da Campina, obra feita em parceria pelo governo estadual e o Grupo Klabin. “Com esta grande obra, é evidente que outras demandas surjam. Mais investimentos em obras viárias, mais atendimento na área da saúde, na educação e também em investimentos na área de segurança pública.
“Iremos aumentar o efetivo técnico de policiais militares. E pelo mês de dezembro, a expectativa, dentro do planejamento técnico em função da demanda que temos por mais policiais, é implantar, definitivamente, o batalhão da Polícia Militar aqui no município de Telêmaco Borba”, disse Richa.
“Já temos na região uma maior concentração de pessoas e circulação de riquezas. Em decorrência, aumenta-se a complexidade social, o que gera a necessidade da ampliação da estrutura da segurança pública e, especificamente, da Polícia Militar em toda a região”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato
De acordo com ele, a melhoria da estrutura da polícia deve quintuplicar a demanda por oficiais e de recursos logísticos e bélicos no futuro batalhão de Telêmaco Borba. “Não é de hoje que a região já inspira a necessidade de uma maior atuação da PM. Com essa ampliação, poderemos responder efetivamente na preservação da ordem pública”, afirmou o comandante.
O coronel Tortato salientou que, até a implantação do 26º Batalhão, a Polícia Militar irá reforçar o policiamento em Telêmaco Borba e Ortigueira por meio do 4º Comando Regional da PM, de Ponta Grossa, tendo em vista o grande número de pessoas que já trabalham na construção da planta industrial da Klabin na região.