Escute a noticia. Clique no Player acima!
Logo após a divulgação do resultado pelo TRE, Gleisi agradeceu a todos os paranaenses pela confiança em seu nome e reafirmou seu compromisso em lutar pelo desenvolvimento social e econômico do Paraná. “Estou muito feliz e gratificada porque hoje mais de três milhões de pessoas foram às urnas e digitaram 131. Isso me dá um grande senso de responsabilidade perante o Estado e o povo paranaense. Peço a Deus que me ilumine nessa caminhada para que eu possa colocar em prática aquilo que propus durante a campanha. Não serei senadora de um grupo, de um partido apenas, vou ser senadora dos paranaenses. Esse mandato é do povo do Paraná”, disse.
Em sua trajetória pessoal e profissional, Gleisi sempre defendeu seus ideais de maneira enfática, olhando com atenção e firmeza para as necessidades da população. No Senado, buscará a mediação e a união das lideranças para defender os interesses dos paranaenses. “O Senado é o espaço para o diálogo, para a construção de consensos, onde quem ganha é a nossa gente. Vou defender todo o Paraná, sem exceção, sem qualquer discriminação. Serei firme na defesa do povo paranaense e do povo brasileiro.”
A defesa de mais direitos para as mulheres será um dos compromissos da senadora eleita. “Quero ajudar a construir um país onde a violência contra a mulher seja coisa do passado. Um país onde todas as donas de casa tenham direito a aposentadoria e onde os idosos recebam respeito, carinho e reconhecimento”, diz.
Paranaense de Curitiba, casada com o ministro do Planejamento Paulo Bernardo e mãe de João Augusto e Gabriela Sofia, Gleisi filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1989. Disputou o Senado Federal pela primeira vez em 2006, tendo obtido mais de 45% do total de votos válidos. Em 2008, disputou a prefeitura de Curitiba pelo PT.
Formada em Direito com especialização em Gestão de Organizações Públicas e em Administração Financeira, foi secretária de estado no Mato Grosso do Sul e secretária de gestão na prefeitura de Londrina. Integrou ao lado de Dilma Rousseff a equipe de transição do governo Lula.
Foi a primeira mulher a assumir a Diretoria Financeira da Itaipu Binacional a convite do presidente Lula e da então ministra Dilma. Lá desenvolveu ações como o Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica, o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente, o Programa Saúde na Fronteira e o combate à prostituição infantil.
Como senadora, vai trabalhar por mais e melhores recursos para o Paraná, para ampliar os investimentos em obras de infraestrutura e programas sociais. “Vamos ampliar as conquistas e avançar com as mudanças que o presidente Lula vem promovendo em nosso país, com Dilma eleita neste segundo turno. Vou trabalhar pelo combate ao tráfico de drogas e por apoio e carinho para aqueles que precisam. Mas também quero mais vagas no Prouni e nas escolas técnicas, mais apoio às universidades estaduais e as federais. Também vou me empenhar para que nossos agricultores familiares e empresariais recebam mais apoio dos governos e tenham melhores condições para produzir”, enfatiza.
No Senado, Gleisi pretende fomentar programas, projetos e investimentos que desenvolvam o Paraná com respeito ao meio ambiente, em especial, a partir de obras que contribuam para o crescimento da economia. O fortalecimento da agricultura – do agronegócio à agricultura familiar, considerando vocações e potencialidades – será pauta presente da senadora. “Também vou me dedicar à construção no Paraná de cidades mais seguras, com educação e saúde cada vez melhores. Da creche ao atendimento no posto de saúde, da escola à estrada, do primeiro emprego à casa própria com o programa Minha Casa, Minha Vida. Vou ser uma parceira dos nossos prefeitos e prefeitas na busca por recursos, pois sei que a vida começa a acontecer em nossas cidades”.
Fotos: Elias Dias