Escute a noticia. Clique no Player acima!
Uma ação conjunta dos funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil José Sestário do Jardim Ana Eliza I em Cambé, mostrou na manhã deste sábado (01/06) que doar sangue é fundamental e fácil. O objetivo é atrair mais doadores para o Hemocentro Regional de Londrina (HU), pois com a chegada do frio e das doenças causadas pelo tempo seco, o estoque de sangue diminui.
“Temos visto tantas tragédias nos últimos dias, e o que nos leva a crer que a vida é um sopro. Então porquê não aproveitar nosso tempo de estadia na Terra para fazer o bem? Doar sangue é levar esperança a tantas pessoas que precisam, é ter certeza de que mesmo tão pequenos, estamos ajudando alguém, sem saber sua raça, cor, origem, orientação sexual, credo religioso, opção política, ou seja lá o quê… é fazer o bem ser olhar a quem”, disse a Coordenadora Pedagógica Camila Alvares Sofiati ao Portal Cambé.
O Hemocentro Regional de Londrina está vinculado ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integra a hemorrede pública do Paraná – HEMEPAR. É referência no atendimento a pacientes portadores de coagulopatias hereditárias. Atende as demandas transfusionais da rede pública de Londrina e outros hospitais públicos da 17ª Regional de Saúde e dá suporte às unidades de coleta e transfusão de Cornélio Procópio e Jacarezinho. o Hemocentro de Londrina distribui sangue para vários hospitais.
O diretor Marcelo Mendes, levantou cedo para fazer a doação, e aprendeu o gesto e disse “O CMEI José Sestário entrou na corrente da doação de sangue por entender a importância do ato para ajudar quem precisa deste serviço. Apesar dos receios antes da primeira doação, várias professoras passaram por esta experiência pela primeira vez para ajudar quem mais precisa. Como as propagandas exemplificam, doar sangue é um ato de amor que todos podem e devem participar.”
Ao total, foram 7 professoras, a coordenadora, o diretor e dois esposos de professoras do Centro de Educação Infantil. A iniciativa partiu de uma conversa entre todos os funcionários. De acordo com a direção, o CMEI vai tentar trazer para Cambé, o ônibus de doação até o bairro no mês de Setembro deste ano, em especial no Dia da Família, para que a equipe escolar e a comunidade em geral participe deste evento.
“Ao longo de nossa vida, temos nos deparados com tantas pessoas e crianças em tratamento sendo perseverantes e nos dando lições diárias que certos problemas cotidianos não são nada comparados a luta pela vida, levando isso em consideração e a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro de nos sensibilizarmos com estes problemas. É necessário repensar o nosso papel de ser humano, de ajudar quem tanto precisa”, relatou a professora Helen Cristina Morales França.
Não hesite em doar sangue, salve vidas.
Veja abaixo orientações sobre as doações de sangue: