0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
O Grupo L.A.T.A. é coordenado por Edgar de Abreu e Maurido Werner. Músico, tem desenvolvido o estudo de diferentes rítmos brasileiros como baião, côco, maculelê, maracatu, entre outros. Criado há cinco anos com o objetivo ensinar e divulgar os ritmos afro-brasileiros em apresentações, o L.A.T.A. também oferece aulas com o grupo Latinha. É composto por 12 batuqueiros.
O Grupo de Acordeão homenageia em seu nome a precursora da música em Londrina Evelina Grandis. Ela chegou ao Norte do Paraná em 1946, vinda do Estado de São Paulo. Criou o primeiro grupo, em 1951, e ministrou aulas até 1974, quando ficou doente e foi proibida pelo médico de continuar tocando.
Evelina defendia que o instrumento – que não gostava que chamassem de sanfona – poderia tocar qualquer ritmo, inclusive música clássica. O sonho dela era ver o acordeão em uma orquestra sinfônica. A paixão pela música foi transmitida aos filhos. Mas, após a morte dela, em 1985, eles afastaram-se temporariamente da música.
Em 2002, nas comemorações do cinqüentenário do Conservatório Musical de Londrina, os acordeonistas que tocavam com Evelina foram convidados a se reunirem para um show. Hoje, o grupo reúne nove músicos, na faixa de 51 a 75 anos de idade.