Escute a noticia. Clique no Player acima!
Organizado pela Fundação Cultural e Artísitica de Cambé (Funcac) e Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Híspano-Brasileira, Paróquia Santo Antônio, Associação Cultural e Esportiva, APAE, Sociedade Ítalo Brasileira, Grupos Étnicos, Hospital do Câncer de Londrina e Lions Clube de Cambé Aliança, a Festa das Nações foi aberta na noite de sábado, dia 8 de outubro, com a apresentação das etnias que fazem parte da colonização do município.
O prefeito João Pavinato participou junto com a secretária de Cultura, Arísia Mendes Gonçalves, e a vice-prefeita Cidinha Pascueto, da recepção dos representantes de etnias. Pavinato também participou do hasteamento das bandeiras durante a execução dos hinos de Cambé e do Brasil.
De acordo com a solenidade de abertuta da Festa das Nações, as bandeiras de cada etnia são trazidas ao palco por crianças e entregues aos presidentes ou representantes de cada uma delas. Em seguida as bandeiras são hasteadas.
A programação artística este ano foi diversificada. No primeiro dia apresentaram-se os grupos folclóricos, com dança árabe, alemã, italiana e o taiko com grupo de Rolândia. Rolândia também se fez presente com um grupo de dança alemã. A Escola Municipal Pedro Tkotz, do Parque Manella, se apresentou com um grupo de dança alemã e outro de dança italiana. Nos demais dias, também subiu ao palco do Centro de Eventos um grupo de dança espanhola.
Na noite de domingo, a Banda Wilmar e Cia fez o show da Festa das Nações. Na segunda-feira, o espetáculo foi proporcionado pela Banda Somos Iguais. Na terça-feira, a dupla Tony e Renan atraiu centenas de pessoas para o Centro de Eventos. O show de encerramento foi feito pela Orquestra de Viola de Toledo.