Fechamento do Pronto Socorro da Santa Casa de Cambé revolta vereadores e motiva ação no Ministério Público

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

A atitude dos diretores da Santa Casa de Misericórdia de Cambé em fechar o Pronto Socorro no último final de semana e também na segunda-feira, alegando falta de médicos, causou revolta e motivou os vereadores a entrar como uma ação no Ministério Público para exigir que posicionamentos desse tipo nunca mais aconteçam, antes de se esgotar todas as formas de diálogo e tentativas de soluções para qualquer tipo de situação.

A ação conta com a assinatura de todos os vereadores e será protocolada hoje, dia 7, às 15 horas, no Fórum local.

Segundo o presidente da Câmara, Conrado Scheller, “a entidade achou um meio covarde e cruel para chamar a atenção, numa demonstração pura de desrespeito para com o cidadão cambeense”. Ele disse ainda que o legislativo aprovou recentemente o aumento solicitado pela entidade no repasse de recursos por parte da Prefeitura, praticamente dobrando o valor anterior.

O presidente da Câmara afirmou também que para aprovar esse aumento a Câmara tomou o cuidado de especificar que esses recursos seriam para manter o quadro de profissionais para funcionamento exclusivo do Pronto Socorro. “Então essa atitude não se justifica, pois mesmo que os recursos não sejam ainda suficientes para a contratação de todos os profissionais necessários, pelo menos alguém teria que estar contratado e trabalhando”, disse.

Conrado considerou o fechamento do Pronto Socorro como uma chantagem com a população. “Fechar as portas para quem precisa de atendimento é dar a demonstração de que a entidade fecha também os olhos para os princípios cristãos, além de ignorar seus objetivos. O que pretenderam foi simplesmente colocar a faca no pescoço das autoridades, fugindo das suas próprias responsabilidades, em detrimento ao diálogo e à parceria. A Câmara sempre esteve de portas abertas para a entidade e nunca se furtou de conversar e buscar soluções para os problemas. Desta vez nem fomos procurados e isso deixa claro que precisamos tomar todas as providências para realmente esclarecer tudo o que está acontecendo naquela entidade”, afirmou.

VEREADORES SE POSICIONAM – Para o vereador Paulo Tardiolle a atitude tomada pela diretoria da Santa Casa manchou a imagem da instituição. Segundo ele “mesmo com as portas abertas a entidade deixou de atender a comunidade já faz muito tempo e não podemos admitir mais essa situação”.

Já Cecílio Araujo afirmou que serviço de saúde é essencial para a população e no seu entendimento um hospital fecha portas por superlotação ou problemas de outra natureza. Mesmo assim precisa existir a preocupação de direcionar os pacientes para atendimento em outros locais. “A subvenção, autorizada pela Câmara, que o município repassa é para custear a contratação de médicos e outros profissionais. Cabe à entidade determinar a capacidade de atendimento que dá para prestar com esses recursos. Agora, não é dessa forma que se trata uma questão séria como é a saúde. Não dá para brincar com a vida das pessoas”, disse.

Segundo Irineu Defende “a diretoria da Santa Casa foi muito infeliz com essa atitude já que recebe religiosamente em dia os recursos firmados em contrato. Agora, se são suficientes ou não, essa é uma questão de discutir com mais transparência sobre como é gasto esse dinheiro. O que não podemos é aceitar que situações como esta voltem a acontecer em Cambé”.

O líder do prefeito Junior Felix afirmou que a Santa Casa é uma entidade particular que recebe recursos públicos para prestar determinados tipos de serviço. “Portanto é obrigada a cumprir com seus compromissos. Temos que verificar de perto a situação, pois penso que falta algum tipo de organização”.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

17 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,vou comentar como uma pessoa que passou por varias experiências na área de Saúde e conhecedor,pois fui secretário de Saúde em Grandes Rios e diretor do CIS 24º regional de Saúde de Ivaiporã.
    Este fato não é um caso isolado em nossa cidade,a Saúde de todo pais está uma calamidade,se as pessoas ao em vez ficar criticando,isso ou aquilo resolvessem algo, tudo seria maravilhoso mas não é tão somente um problema de hospitais,postos de Saúde,pronto atendimento,prefeitura,Câmera de Vereadores enfim tudo que refere a Saúde e depende de repasses.
    O maior problemas que enfrentamos é a incapacidade de gerenciamento do governo federal que impõe regras absurdas em distribuições de AIHS,(Autorização de internações Hospitalares)distribuições de leitos,tanto eletivos quanto de UTIS,equipamentos precários obrigatórios para unidades de atendimento,pagamento completamente defasado paraprofissionais atendimento SUS (Sistema Unico de Saúde) por procedimento efetuado,más condições para os profissionais que ainda prestam ao atendimento SUS que sa quer para demanda de Brasília.Para se ter uma idéia os repasses que o governo federal libera não dá para compra de remédios necessários para toda população.
    Então meus amigos o problema não está somente em nosso município e sim em uma distribuição completamente equivocada do sistema como um todo,mas como SAÚDE,EDUCAÇÃO,TRANSPORTE,SEGURANÇA “reza na constituição que é direito de todos” temos é que unir-mos e tentar resolver não em brigas,desavenças,falar uns dos outros,temos sim que nos unir digo como alguém que já tentou por varias vezes reunir grandes lideranças,Deputados representante de nosso Município digo Federal e Estadual,Prefeito,Presidente da Câmara,Secretários,Lideres de comunitários e solicitar junto aos órgãos competentes uma solução que possa tranqüilizar nossa população e deixar-mos de ficar culpando esse ou aquele,vamos buscar verdadeiramente resultados e digo mais se nos unirmos de verdade conseguiremos nossa parte,porém com união,determinação e coragem para trabalhar chegaremos ao um rsultado.
    Para quem não me conhece fui um dos fundadores do consórcio intermunicipal de saúde do Paraná,junto com mais 14 Prefeitos e Dr Nisan Pereira que era Secretário de Saúde do Paraná no ano de 1993 e hoje funcionando em vários municípios do Paraná.
    Mais uma vez dá para resolver se houver união e vontade para realizar e fazer acontecer,muito obrigado pela atenção e vamos tentar da melhor forma buscar resultados em beneficio da população de Cambé estou a disposição,grato.

  2. Bem, só quem não conhece Dr. Martins, como pessoa Humana ou quem é muito mal agradecido mesmo, para falar mal!!!Mas até jesus foi preterido?!Oh! deveriam conhecer a rotina, o dia dia do hospital, acho que assim, valorizariam mais quem trabalha para o bem estar daqueles que lá estão…Muitas vezes trabalham no limite, mas sempre pensando no melhor… inves de falar mal, vcs deveriam ver as coisas boas que lá são feitas…E ajudar a cuidar do unico hospital que atende pelo do Sus em nossa cidade!! Vcs falariam mal do lugar onde moram???Com certeza não!!! Pois então vamos unir forças sim, em favor daqueles que realmente precisam da santa casa de cambe?! Tenho certeza que o povão mesmo, não pensa mal daqueles que sempre deram o melhor de sim, para ajuda-los!!!

  3. engraçado e facil julgar sem saber oque realmente acontece la na santa casa, se tudo isso aconteceu e pq realmente foi falha de alguem mas concerteza nao foi da administracao da santa casa e antes de falar do dr martins ele nao tem obrigacao nenhuma de trabalhar 24 hrs la dentro a verdade e que deveriam colocar medicos competentes nos postos de saude a assim la na santa casa nao iria pacientes com dorzinha de cabeca, qd na verdade e um hospital pra atender urgencia e emergencia. Quantos IGNORANTES NESTE FORUM KKKKK querem criticar vao la pra ver o que realmeente acontece e pq nao faz uma pesquisa com os funcionarios assim nao ira ficar colocando bobagens neste forum.
    Da proxima vez fale a verdade e nao mentirasssssss que nao sabe…

  4. Apsto que todos que aqui falam já foram atendidos na Santa Casa de cambé, não é?! Isto pq em todas os postinhos da cidade nunca tem me´dicio, já que a belissima prefeitura da cidade paga uma miséria, ocasionando a ida destes profisisonais a outras cidades que pagam melhor. Mas quanot ao Grande SEnhos Mestre DR MARTINS, este trabalha mais de 12 horas por dia para ajudar este povão mal agradecido que só pensam em sugar seu sangue. Aliás, cunmpre lembrar que nem ele nem nenhum outro profisisonal que ali trabalha NÃO FAZ PARTE DA ADMINIATRAÇÃO do hospital. Nenhum médico, nenhuma enfermeira, nenhuma serviçal,.Então, para os ignorantes deste forum, antes de falarem de alguem que sempre ajudou, deverim ir até lá saber o que realmente acontece.

    • Quanto a Izabel e o Dr. Martins pagou pra voce falar isso, ou voce é o gabriel, o Corderinho da Santa Casa.
      O dr. martins nao esta fazendo nenhum favor para o povão de Cambe, ele faz mais que a obrigação dele. Pelo o que ele ganha ele deveria trabalhar 24hrs ai no hospital. Agora quanto aos outros funcionarios estao de parabens em aguentar as ameaças da administraçao do hospital, principalmente a da izabel que em epoca de eleição ela ameaça os funcionarios para votar no Dr. Martins.

  5. A Camara de vereadores de cambe esta de parabens.
    Fumo na Santa Casa, nao vamos deixa essa diretoria a tantos anos fazer o que eles quer, vamos protestar vamos manifestar. Fora Izabel, Fora Dr. Martins, Fora Antonio de Alencar, Falando nesse pilantra por onde sera que ele anda. O povo de Cambe nao deve saber mais esse camarada “Antonio de Alencar” esta sendo investicado por desvio de verba publica da associaçao comunitaria de segurança de cambe e comprovado que houve desvio de verba e o homem sumiu. Kade o corderinho da Izabel o tal do gabriel.
    Eu como cidadao cambeense exijo providencias rigorosas na santa casa uma auditoria do ministerio da saude, da secretaria de estado de saude do parana e secretaria de saude de cambe.
    A santa casa de cambe recebeu milhoes e milhoes do governo federal e investio no particular do hospital e humilha o cidadao que presisa do sus. Eu gostaria que tivesse uma invetigaçao do gaeco na santa casa aqui a bomba seria maior que a de londrina.

    • Engraçado, o povo só sabe criticar. Cospe no prato que come! Fui muito bem atendida no hospital que se diga de passagem está muito belo. Milhões e milhões do governo federal? Um novo pronto socorro foi criado para atender o SUS, um novo centro cirurgico para realização de cirurgias SUS e particular. A tal prefeitura desta cidade só sabe meter a boca quem está fazendo o bem na cidade. É santa casa, é pátio de manobra da ALL, é movimentação de caminhões p/ com a Cauê Cimentos…enfim…tudo o que trás beneficio na cidade os vereadores querem reformas. Mas fique tranquilo você aí que se esconde COVARDEMENTE atrás desse pseudonome Robinho, pois um dia há de precisar dos serviços da Santa Casa e será atendido sem grandes problemas. E como estou no meio politico, sei que a GAECO podeinvestigar a Santa Casa de Cambé…seria ótimo para calar a boca de compradres como você que só sabe fazer intriga.

      • Concordo juliana !!! tá estranho este portal!! concerteza eles vão dizer que não tem nada a ver!! mas se alguem escreve palavrão ou algo ofensivo…ora eles tem o email da pessoa e o ip ! notifica o sujeito ,mas,restringir é censurar ,por isto pergnto estamos na época da censura ainda? pois é bem isto que ta acontecendo aqui…

        • Boa Noite
          O Portal Cambé não censura nenhum comentário, apenas estamos tomando cuidado ao moderar.
          Apenas serão excluidos ou não aceitos comentários contendo palavrões, lembrando que temos sim os ip´s de cada comentário.
          Grato
          Equipe Portal Cambé

  6. O problema é que as coisas aqui em cambe só funcionam no grito,( tem que esgotar todas as formas de diálogo antes de fechar o pronto socorro da santa casa) conversa nao paga as contas da santa casa, tem que ter mais ação e menos dialogo, mudando de assunto, acabou de acontecer um acidente envolvendo um caminhao que vinha em alta velocidade na rua presidente nilo peçanha, a mesma rua que tem um pedido protocolado de um redutor de velocidade ( quebra molas ).Sera que a prefeitura esta esperando morrer alguem pra tomar uma atitude , cambe esta largada, mudança pessoal , mudança.

  7. A SANTA CASA É UM HOSPITAL FILANTROPICO QUE PRESTA SERVIÇOS A COMUNIDADE E ATENDE PELO SUS O REPASSE DA SUBVENÇÃO FEITA PELA PREFEITURA REALMENTE FOI CONFIRMADO QUE É PAGO EM DIA, POREM NOSSA PREOCUPAÇÃO NÃO DEVE SER COM A SANTA CASA E SIM COM NOSSAS UNDIADES BÁSICAS DE SAUDE E O 24 HORAS MANTENDO NOSSOS SERVIÇOS EM DIA SANTA A COMUNIDADE NÃO PRECISA IR DIRETO PARA A SANTA CASA E AI A SANTA CASA FICA DESAFOGADA OBRGAÇÃO DE MANTER A SANTA CASA É DO GOVERNO DO ESTADO E DO GOVERNO FEDERAL O MUNICIPIO ESTÁ CUMPRINDO O SEU PAPEL O QUE NÃO PODE ACONTECER É ESSA JOGO DE EMPURRA EMPURRA QUE NÕA VAI LEVAR A LUGAR NENHUM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile