0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
O Parque Histórico Municipal Danziger Hof foi espaço para o resgate e conhecimento da cultura indígena, em especial das etnias Kaingang e Tupi-Guarani. A Exposição Indígena, que aconteceu do dia 19 de abril ao dia 18 de maio, reuniu mais de 2 mil visitantes no Parque.
Quem passou pela exposição pôde conhecer um pouco da cultura dessas etnias por meio dos artefatos indígenas que estavam expostos, além de fazer a caminhada ecológica pela trilha do parque e, também, participar da oficina de argila, reproduzindo alguns dos utensílios indígenas.
No total, a Exposição Indígena recebeu 2.179 visitantes de Cambé e região. Além das escolas e colégios de Cambé, onze instituições de ensino e entidades filantrópicas de Londrina, Cafeara, Florestópolis, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertanópolis também passaram pela exposição.
A última vez que Cambé recebeu a exposição foi em 2016, e recebeu 1664 visitantes. De acordo com Maria Luiza Perez, da Secretaria de Cultura, dessa vez a exposição recebeu mais visitantes em virtude das instituições da região. “Nós tivemos uma procura muito grande por parte dos colégios da região. O número de visitantes era pra ter sido maior, porém algumas instituições desmarcaram devido a distância”, disse Maria Luiza.
Outro ponto da exposição, é que essa foi a primeira vez que o evento recebeu uma grande quantidade de pessoas com necessidades especiais. Alunos da Apae de Cambé, Florestópolis e Primeiro de Maio, e também do Instituto Roberto Miranda – Escola para cegos, de Londrina, marcaram presença na exposição indígena.
A exposição foi organizada pela Secretaria de Cultura, em parceria com três estagiárias do curso de História de Universidade Estadual de Londrina (UEL).