Escute a noticia. Clique no Player acima!
Criado pelo Governo Federal há três anos, o Pronatec leva aos municípios parcerias com Instituições de Ensino que ofereçam bolsas de estudos em diversos cursos. Em Cambé, a Secretaria Municipal do Trabalho e Profissionalização administra a oferta de capacitações que possibilitam aos interessados a iniciação de uma carreira no mercado de trabalho.
Os cursos que são presenciais e com duração mínima de 800 horas são direcionados a pessoas que já concluíram o ensino médio, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino. As diversas capacitações são disponibilizadas em diversos horários.
O aluno do Curso de Mecânica para Máquinas Industriais, Wesley Pizati, de 34 anos, conta que um dos fatores para que ele conseguisse comparecer as aulas são os horários das capacitações “ Fui encaminhado pela Secretaria do Trabalho e Profissionalização a esse Curso e vi que era possível. Trabalho o dia todo, e ao final do expediente venho direto para o curso. Tenho ajuda para o transporte e também lanche no intervalo das aulas, só não se aprimora quem não quer.”
Outra pessoa que visa ter a formação de Mecânico de Máquinas Industriais é Rosilei Correa Leite, de 44 anos. Segundo Rosilei, sua antiga profissão foi o quê gerou sua curiosidade por mecânica, e também a noção de que faltam profissionais habilitados na área “ Costuro há mais de 20 anos e quando tinha de consertar minha máquina , eu mesma procurava resolver o problema, com isso, fui me interessando cada vez mais por mecânica. Procurei a Secretaria de Trabalho de Cambé e vi que esse curso poderia me encaminhar para o mercado de trabalho e que ainda, meu emprego seria praticamente garantido, já que faltam profissionais.”
Os dois alunos do Curso de Mecânica de Máquinas Industriais, Wesley Pizati e Rosilei Leite ressaltam ainda, mais motivos para integrarem esse curso “Eu morava na Região Metropolitana de Curitiba, estava sem emprego e procurei saber sobre este curso, se eu fosse pagar, teria que desembolsar mais de R$ 2 mil, o que era inviável. Em Cambé, achei esse encaminhamento ao Curso e a um emprego.”, conta Wesley.
“A falta de mulheres nessa área não me intimida, pelo contrário, me motiva. Sei que provavelmente terei de enfrentar algum preconceito, mas mostrarei minha capacidade técnica e teórica que venho aprendendo no curso.”, afirma Roseli.
Um bom exemplo aos alunos, é o próprio Professor da turma, Lúcio Zanin. O Instrutor de Mecânica para Máquinas Industriais, conta que fez o curso na adolescência e se identificou tanto que foi crescendo na profissão “Eu fiz esse curso quando tinha 14 anos, através do “Programa Menor Aprendiz”, me identifiquei tanto e fui me aprimorando, hoje tenho satisfação em passar meu conhecimento adiante”.
A Secretaria Municipal do Trabalho e Profissionalização já abriu a temporada de pré-inscrições para os Cursos para o 1° semestre de 2014. A previsão é que os seguintes cursos sejam oferecidos neste período:
-Auxiliar Administrativo, Recepcionista (Ministrados pelo SENAC);
-Mecânica de Freios e Suspensão para Veículos Leves (Ministrados pelo SENAI);
-Eletricista de Automóvel (Ministrado pelo SENAI);
-Mecânico de Máquinas Industriais (Ministrado pelo SENAI);
-Costureiro (Ministrado pelo SENAI);
-Eletricista, Industrial Predial Baixa Tensão ( Ministrados pelo SENAI);
-Eletricista, Industrial (Ministrado pelo SENAI);
-Pedreiro em Alvenaria (Ministrado pelo SENAI);
-Pintor Obras (Ministrado pelo SENAI);
-Operador de Computador (Ministrado pelo SENAI);
– Programador de Sistemas (Ministrado pelo SENAI);
-Programador de Web (Ministrado pelo SENAI);
-Operador de Empilhadeira (Ministrado por SEST/SENAT);
-Auxiliar de Transporte Movimentação e Distribuição de Cargas (Ministrado por SEST/SENAT);
-Agente de Inspeção de Qualidade (Ministrado por SEST/SENAT);
-Assistente de Vendas (Ministrado por SEST/SENAT);
-Auxiliar de Recursos Humanos (Ministrado por SEST/SENAT);
-Inglês Básico (Ministrado por SEST/SENAT);
Informações sobre horários de cada capacitação, carga horária , duração do curso e datas de iniciação, procurar a Secretaria do Trabalho e Profissionalização, que fica na rua: França, n° 988- Centro. Informações sobre o Pronatec também podem ser adquiridas pelo telefone: (43) 3174-0444.