0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
As Escolas Municipais de Cambé estão divulgando a campanha “Recicle seu Oléo” em apoio a Ação Leve, realizada pela empresa IMCOPA em parceria com a Secretaria de Educação. O programa de reciclagem busca conscientizar toda a população, alunos, pais e professores sobre a destinação correta do óleo usado e os malefícios do descarte irregular ao meio ambiente.
A empresa vai instalar um ponto de coleta na sua filial na PR-445 e realizar palestras nas escolas do município com informações de como fazer o descarte. Além da palestra, cada escola vai ter uma embalagem de recolhimento do óleo, que deverá ser levado em garrafa pet. Os alunos vão receber um filtro juntamente com um material explicativo que vai orientar como pode ser feito o armazenamento do óleo.
Toda a renda do projeto será revertida para ações sociais. As doações nas escolas vão ser recolhidas pelo grupo Cáritas Arquidiocesana, que vai realizar a venda do produto e reverter o lucro para os bairros Ana Rosa e José Fávaro, que já vêm recebendo alguns serviços, como o programa de ensino da língua portuguesa à comunidade haitiana adulta presente no bairro.
Segundo a gerente administrativa da IMCOPA, Leila Elisa Rocha, a iniciativa traz a empresa mais para perto da comunidade. “O projeto é uma forma de aumentar a participação da IMCOPA em Cambé. A relação da empresa com a cidade vai além do econômico, temos que estarmos ativos também nas esferas ambiental e social”, afirmou. “Hoje, boa parte das pessoas não sabem o que fazer com esse material depois do uso. Muitos acabam descartando de maneira incorreta por não terem onde descartar e isso traz grandes prejuízos para o meio ambiente”, defendeu Leila.
Estudos mostram que apenas 1 litro de óleo pode contaminar mais de 20 mil litros de água. O descarte incorreto encarece o processo de tratamento da água além de ser responsável por cerca de 40% dos entupimentos da rede de esgoto. Por meio da reciclagem, o óleo usado é matéria prima para a produção de tinta, sabão, asfalto, shampoo e até biodiesel.
As escolas participantes da campanha são: Escola Municipal Olavo Soares Barros, Escola Municipal Loudes Gobi Rodrigues e Colégio Estadual Antônio Raminelli. Além dessas três escolas, uma embalagem coletora também foi colocada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.