0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
O projeto foi iniciado em maio com cursos de capacitação aos professores, pedagogos e servidores da escola Lourdes Gobi. Em seguida os 470 alunos receberam oficinas semanais com a teoria e a prática dos princípios do empreendedorismo. O resultado foi a criação das mini empresas de cada turma com uma temática específica para cada série.
Entre os temas que foram trabalhados nas oficinas para cada ano do ensino fundamental estão ervas aromáticas (1º ano), temperos naturais (2º ano), brinquedos ecológicos (3º ano), prestação de serviços (4º ano) e produção de alimentos (5º ano). Os alunos desenvolveram produtos como sabonetes, aromatizantes, amaciantes de roupas, bolos, petiscos, temperos e também vão comercializar serviços como uma sessão de cinema com o ‘combo’ pipoca e refrigerante, e uma cabine de fotografia expressa.
As famílias também colaboraram com um valor simbólico para ajudar na elaboração das mini empresas. Após a Feira, os alunos com a orientação dos professores, vão fazer um balanço contábil, restituir aos pais o investimento e decidir o que fazer com o lucro do evento.
Segundo a diretora da Escola, Andressa Carrion, o projeto resultou numa experiência empreendedora completa, além de incentivar o trabalho em grupo. ”Os alunos participaram da criação da empresa, compra de matéria prima, produção, comercialização até a finalização das mini empresas. E também buscaram o autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade”, completou a diretora.
Mais ações da Educação
Exposições de Artes
Além do empreendedorismo na escola, Cambé está recebendo, no Centro de Eventos, exposições artísticas e culturais elaboradas por alunos da rede municipal de ensino. Desde o dia 7 de novembro estão sendo realizadas as exposições da 7ª Mostra do Ensino de Arte e a 7ª edição da exposição de trabalhos: “Cambé, em cada canto, um encanto”. No Centro Cultural, os alunos do ensino médio de Colégio Andrea Nuzzi estão expondo os trabalhos com o tema “Citações a partir de Volpie e Picasso – Mulheres que choram/ Guernica”.
As mostras artísticas estão disponíveis para visitação das 8h às 18h até o dia 22 de novembro.