Escute a noticia. Clique no Player acima!
No momento atual, a economia brasileira está em uma fase de muitas incertezas. Com a moeda nacional valendo menos, e com o dólar valendo cada vez mais, o Brasil se vê em meio a uma grande turbulência.
O novo coronavírus acabou contribuindo para que o preço de várias moedas, e também do petróleo, reduzisse muito, tornando ainda mais difícil para os analistas realizarem uma projeção econômica.
Mas algo é consenso entre grande parte dos analistas. Para eles, o valor alto do dólar não é algo passageiro. A alta chegou para ficar. Para eles, a tendência é de que o dólar pode aumentar ainda mais nos próximos meses.
Investidores comprando dólar
O dólar é uma moeda referência no mundo todo. E o fato é que a sua valorização é algo notório já a um bom tempo.
E o que os investidores têm feito é comprar dólar com o objetivo de se protegerem das grandes oscilações e incertezas que assolam a economia mundial. Essa movimentação já dura em torno de 1 ano e meio.
Para os especialistas, essa situação já se encontrava bem difícil de ser revestida. E a questão ficou ainda mais complicada com a pandemia do coronavírus.
O dólar e a inflação brasileira
Até o final do mês de fevereiro, o aumento no preço do dólar não tinha causado nenhuma alteração na inflação brasileira. Com a alta do dólar, era esperado que houvesse um aumento nos preços de produtos no Brasil, uma vez que o preço dos produtos importados aumenta.
Com isso, os similares vendidos no país acabam sendo mais valorizados. Além do mais, as empresas pagam equipamentos e financiamentos, por exemplo, em dólar também. O que contribui para uma pressão nos preços.
Dessa forma, como a atividade industrial está tendo uma recuperação bem lenta, as empresas não estão tendo condições de repassar a alta do dólar para os preços dos produtos finais.
Como as plataformas de investimento estão se comportando
Com o aumento do dólar e a grande incerteza que tem assolado o mercado, não são apenas as empresas que estão atentas às movimentações. As plataformas de investimento também têm sentido os efeitos dessa crise, como é o caso da binary.com, por exemplo.
Com uma economia instável, e com tantas dúvidas no mercado, não é de se estranhar que as plataformas tenham, inclusive, alterado algumas de suas funcionalidades, como o prazo para saque, por exemplo.
Quem ganha e quem perde com a alta do dólar
Diante dessa nova realidade do câmbio, os negócios cujas receitas são em dólar estão se beneficiando. Podemos citar os exportadores de bens e de serviços, por exemplo.
Em contrapartida, as empresas que atuam na importação de produtos, em especial de bens de capital, assim como aquelas que possuem dívidas em dólares, acabam perdendo com a valorização dessa moeda.
Mas há quem diga que o momento atual não consiste em um jogo, onde uma parte ganha e a outra perde, e sim em uma situação com resultado negativo.
Até então, não é possível mensurar qual será o desfecho dessa crise. Mas o fato é que, ainda que alguns poucos consigam lucrar com a alta do dólar, em geral, as empresas perdem valor de mercado.