Escute a noticia. Clique no Player acima!
Durante os oito dias úteis entre o feriado de Natal e Ano-Novo, as 22 unidades do Hemepar no Paraná receberam 3.749 doadores voluntários. O maior movimento foi registrado na unidade de Curitiba, com 1.058 doações. No dia 30 de dezembro, por exemplo, havia pessoas à espera para doar sangue mesmo após o fechamento da unidade, às 18h30.
De acordo com o diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach, os números registrados superaram as expectativas para esta época do ano. “Tínhamos um receio de que houvesse uma queda de 30% no número de doações. Contudo, o que aconteceu foi um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2013”, destacou.
Em dezembro de 2014, a hemorrede estadual recebeu 12.194 doações, contra 10.290 coletas no ano anterior. “A população atendeu ao nosso pedido, se sensibilizou e veio doar sangue. Isso mostra que o povo paranaense é solidário e sempre responde quando mais precisamos”, enfatizou Hatschbach.
O Hemepar começa a se preparar agora para outro período crítico, o Carnaval. O aumento nos índices de acidentes de trânsito preocupa as autoridades de saúde, pois faz com que a demanda por bolsas de sangue e hemoderivados também cresça.
Segundo Hatschbach, o ideal é que as pessoas se programem para doar sangue nos dias que antecedem o Carnaval. “A coleta será suspensa na segunda e na terça-feira de Carnaval. As unidades só voltam a funcionar na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia”, informou.
COMO DOAR – Para se tornar doador é preciso ter de 16 a 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Homens podem doar sangue a cada dois meses, enquanto as mulheres têm que aguardar o intervalo de três meses entre cada doação.
Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, visto que o sangue pode ser utilizado integralmente ou de forma fracionada em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.