Escute a noticia. Clique no Player acima!
O número de motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa no Paraná cresceu 52% em 2014. Dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) nesta sexta-feira (06) mostram que 85.927 pessoas tiveram o direito de dirigir suspenso depois de cometer infrações que colocavam a vida delas e dos demais em risco.
Mais de 56,4 mil paranaenses somaram 20 pontos ao acumular uma série de irregularidades, enquanto 29,5 mil cometeram infrações gravíssimas, como dirigir embriagado ou participar de racha, por exemplo, e tiveram a CNH suspensa de forma direta.
“A suspensão, junto com o curso de reciclagem para motoristas infratores, é uma medida importante para chamar a atenção do condutor para sua atitude no trânsito. A pressa e os compromissos do dia a dia não podem ser usados como desculpas para falta de cidadania. Por isso, considero a medida não só punitiva, mas também educativa.”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
RECICLAGEM – Nos últimos quatro anos, mais de 200 mil pessoas fizeram o curso de reciclagem para motoristas infratores no Detran e nos Centros de Formação de Condutores (CFC) credenciados, que desde 2012 também disponibilizam as aulas.
“A principal preocupação do Governo do Paraná era solucionar, de uma vez por todas, o problema de espera pelos cursos. Atingimos essa meta ao permitir que as autoescolas também ofertassem as aulas, o que aumentou a capilaridade e levou o curso para municípios sem unidades do Detran”, explica Traad.
Outra medida foi o reforço do quadro de instrutores do Departamento. Desde 2011, 85 funcionários foram qualificados. Antes, eram 44 professores. Hoje, são 113.
AULAS: O curso de reciclagem tem duração de 30 horas/aula. Os módulos são: legislação de trânsito (12 h/a), direção defensiva (8 h/a), relacionamento interpessoal (6 h/a) e noções de primeiros socorros (4 h/a). Ao final de cada módulo uma prova é realizada com média 7.
Na tarde desta sexta-feira (06), 15.386 vagas estão abertas em todo o Estado.
PERFIL – Do total de motoristas suspensos por 20 pontos, em 2014, 52% têm 40 anos ou mais. Os homens representam 74% e as mulheres 26%. Foram 334.890 infrações emitidas, média de 5,9 por condutor suspenso, sendo que estacionar em desacordo com a regulamentação (16%), avançar o sinal vermelho (8%), deixar de usar o cinto de segurança (5%) e não realizar o comunicado de transferência do veículo no prazo de 30 dias (4%) estão entre as mais cometidas.