Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Black Friday é marcada pelos grandes descontos dados pelas lojas. Neste período é possível garantir produtos (de várias categorias) até com mais de 70% de desconto.
Neste ano a Black Friday inicia-se em 27 de novembro, data que propicia o adiantamento das compras dos presentes de Natal com muita economia.
Todavia, é necessário ter algumas cautelas na hora de tentar garantir o melhor desconto, pois há muitas lojas que simulam descontos nos produtos, oferecendo na verdade a “metade do dobro” do valor.
Portanto, para ajudar você se prevenir a Dra. Jéssica Galvani, advogada, preparou algumas dicas:
- Antes da Black Friday, faça uma pesquisa, em diversas lojas ou sites, que fornecem o mesmo produto e anote os preços;
- Verifique se o preço anunciado como promocional, está realmente inferior ao preço normal pesquisado anteriormente;
- Faça uma pesquisa de descontos em pelo menos três lojas/sites do produto que pretende adquirir, para garantir o maior desconto. Salve os anúncios (tirando foto, printando tela, imprimindo etc), a fim de que possa exigir o cumprimento da oferta;
- Se for realizar compra on-line, é importante ler a Política de Privacidade do site para saber quais dados serão armazenados pelo site;
- Se a compra for on-line lembre-se de salvar as telas (printar), ou imprimi-las, de modo que tenha o comprovante de compra e de pagamento em mãos;
- Se a compra for on-line, verifique se no site constam informações como: Razão Social e CNPJ da empresa; Endereço Comercial da empresa; Telefone ou algum outro meio de contato. Se o site de vendas não tiver nada disso, evite adquirir o produto deste fornecedor;
- Produtos adquiridos pela internet/ telefone ou catálogo, dão direito ao consumidor de desistir da compra (mesmo que não haja defeito no produto) em até 07 (sete) dias após o recebimento do produto;
- No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicílio, verifique se o prazo de entrega será realmente obedecido, se isso não ocorrer, é necessário procurar os órgãos de proteção do consumidor.
- Na entrega, só assine o documento de recebimento do produto após examinar se a mercadoria está intacta. Se houver irregularidades na mercadoria, é necessário comunicar o entregador, de modo a relacionar e justificar o motivo pelo qual irá recusar o recebimento do produto.
- Em caso de irregularidades constatadas no período da Black Friday, (“maquiagem de preço”, propaganda enganosa, falha na entrega do produto, defeito no produto, etc) é necessário que o consumidor denuncie. A denúncia pode ser feita pelas redes sociais, em sites próprios para essa finalidade (exemplo: RECLAME AQUI) e principalmente no PROCON mais próximo de você. Dependendo do caso, não sendo o problema solucionado, o consumidor também poderá recorrer ao Poder Judiciário.
Por isso, fique atento(a) e não caia nas armadilhas da Black Friday!
Adorei as dicas, super importantes ficar atenta a todos os detalhes.
Que bom que gostou Kenya!