Escute a noticia. Clique no Player acima!
A coluna Futebol de base com Zé Luiz Rodrigues, não foi publicada no ultimo domingo em sinal de luto pelo falecimento de Dona Neide Dalto Scheller no domingo (29/12/13), nosso sentimentos a família Dalto e Scheller.
O esporte transforma o social
É fundamental que o candidato demonstre domínio sobre os gestos técnicos do futebol, ou seja, no momento em que participar dos treinamentos/testes deve-se realizar com plenitude e preservar as características ideais, um bom passe, cabeceio, drible, domínio, chute a gol, cruzamentos e etc.
É importante que o candidato conheça os sistemas de jogo (ex: 4-4-2,3-5-2, 4-3-3, 4-3-2-1..), a função de cada posição e como as posições se relacionam entre si, isso facilita na hora de receber instruções dos avaliadores e causar uma boa impressão a eles.
Um dos itens mais decisivos é o posicionamento do atleta em campo, isso porque é um dos elementos do jogo mais complexos além de ser relativamente difícil de ensinar posteriormente, isso inclui noções de cobertura, trocas, antecipações, interceptações, recomposições e posicionamento defensivo para os defensores (laterais, zagueiros e volantes) e trocas, ultrapassagens, projeções, posicionamento ofensivo para os atacantes (volantes, meias, laterais, atacantes), você não pode passar ao avaliador a idéia de que está perdido em campo.
Certamente palavras como respeito, comando, diálogo, pró-atividade e liderança estão compondo a lista de exigências das pranchetas de avaliação, nesse ponto, não adianta você sair das suas características de maneira forçada, por exemplo, se você joga calado e quer dar ordens para os colegas (para tentar mostrar algo que você não é!), provavelmente irá te prejudicar.
As valências físicas estão sempre sendo avaliado pelos profissionais dos clubes, nenhum deles quer um jogador fora de peso ou que não consegue manter-se bem durante a partida toda, para isso, deixe em ordem o condicionamento físico, aprimore-se nos treinamentos e destaque-se nas disputas de força, velocidade, aceleração, troca de direção e etc.
Atualmente os maiores clubes estão promovendo avaliações multidisciplinares com outras áreas da saúde, como serviço social (através das assistentes sociais) e psicologia, é fundamental que o candidato tenha a”casa em ordem” para poder jogar somente futebol e minimizar os problemas extra-campo.
Da parte dos filhos cabe sempre ouvir conselhos, solicitar apoio e manter uma relação próspera e amigável com seus pais é muito comum os pais exercerem um efeito negativo sobre o futuro atleta, depositando nele uma alta carga de estresse e cobrança que pode culminar na desistência da modalidade.
O futebol deve ser encarado como uma possibilidade de sucesso e não como um caminho garantido, atualmente, é uma grande minoria que consegue prosperar como jogador profissional, o que torna indispensável o estudo e o planejamento de um plano B caso essa carreira não de certo, pessoal, lembrem-se sempre que estudar nunca faz mal e pode ser um grande diferencial no futuro de cada um de vocês.
Fonte: Futebol Peneira
Futebol de base com Zé Luiz Rodrigues
Contato: zeluizrodrigues@portalcambe.
Belas dicas ! É importante o preparo físico, mental e tático.
Eu vou te ajudar a passar em qualquer peneira de futebol
Acesse esse link e veja como: http://bit.ly/VcAprovadoNaPeneira