Escute a noticia. Clique no Player acima!
Além do ginásio, que ainda vai receber cadeiras e climatização, os atletas estão encontrando outras instalações reformadas, bem como novas construções na Vila Olímpica, bastante diferente daquela utilizada em 2006, na vez anterior em que Maringá foi sede da fase final da competição. A estrutura esportiva atual é a melhor do sul do país, com estádio, ginásio poliesportivo, quadras de areia, pista de atletismo, velódromo e piscinas.
A fase final vai até o dia 17 de outubro, quando serão conhecidos os últimos campeões de modalidades. No total participam 3.657 atletas, formando 393 equipes de 78 municípios, em 16 modalidades. Antes da final foi disputada a fase regional, no fim de agosto e início de setembro, em oito sedes, quando se classificaram 132 das mais de 600 equipes representando 191 municípios.
As modalidades em disputa na fase final são o atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Das coletivas, a exceção do vôlei de praia, as demais são disputadas em duas divisões. O vôlei de praia e as modalidades individuais são em divisão única. Na Divisão A estão os municípios pré-classificados em 2009, e na Divisão B, os municípios que disputaram vagas na fase regional.
Os confrontos começaram antes mesmo da abertura, na tarde dessa sexta-feira, com uma rodada do tênis (resultados em outra matéria da página), a primeira modalidade que vai apontar os campeões, já neste domingo. A maioria das modalidades tem início neste sábado, e outras no decorrer da próxima semana, como as últimas delas, a ginástica rítmica e natação, só na sexta-feira (15/10).
A competição é disputada por seleções municipais, com atletas nascidos até 1992, menos na ginástica rítmica, até 1996. Os de futebol também não podem ser nascidos antes de 1989. As modalidades de bocha e futebol são só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica só para o feminino. As demais são disputadas por homens e mulheres.
Abertura
Na sessão dos discursos na abertura, o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, representando o Governador Orlando Pessuti, falou do investimento do Estado nas competições esportivas. “Estamos finalizando um ciclo administrativo que muito trabalhou para o esporte. Só nos Jogos Abertos gastamos mais de um milhão de reais por edição com alimentação, arbitragem, premiação e material esportivo entre outros custos. É nessa competição que estão os melhores atletas do Paraná nas modalidades coletivas e individuais”, cumprimentou.
A secretária de Esporte e Lazer de Maringá, Edith Dias, em nome do prefeito Sílvio Barros, também ressaltou o esforço do município em equipamentos esportivos, preparação das equipes e promoção de eventos. “Colocamos essa estrutura à disposição de vocês. Queremos que que se sintam à vontade. Esperamos que muitos de vocês estejam competindo nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro”. Por último declarou aberta a competição.
Na sequência houve a condução da tocha e acendimento da pira olímpica pelo atleta Elenílson Silva, fundista campeão de inúmeras provas de 5 e 10 mil metros no Estado, no Brasil e exterior. O juramento foi feito pela atleta Dirce de Lara, campeã de vôlei de praia desde a categoria juvenil em vários estados e no exterior. Só nos Jogos Abertos ela ganhou 10 vezes. É também oito vezes campeã paranaense.
Municípios
Participam da fase final, além de Maringá, os municípios de Ângulo, Antonina, Apucarana, Arapongas, Araucária, Astorga, Barbosa Ferraz, Bituruna, Boa Esperança, Bom Sucesso, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cantagalo, Cascavel, Castro, Céu Azul, Chopinzinho, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Floraí, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, General Carneiro, Goioerê, Ibiporã, Irati, Itaipulândia, Itaperuçu, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Londrina, Luiziana, Mallet, Mandaguaçu, Mandaguari, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Matelândia, Medianeira, Missal, Nova Santa Rosa, Palmas, Palotina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Paulo Frontin, Piraí do Sul, Pitanga, Ponta Grosa, Pranchita, Prudentópolis, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Ranço Alegre do Oeste, Rebouças, Reserva, Rolândia, Roncador, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio da Platina, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Sarandi, Saudade do Iguaçu, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.