Um lendário festival de rock ao ar livre, realizado na zona rural de Cambé e apelidado posteriormente de “Wodstock Pé-Vermelho”, vai completar 41 anos no próximo mês. O nome oficial do evento foi “1.a Colher de Chá – Concerto de Rock Brasil” e entre as atrações se destacavam Mutantes, Joelho de Porco, o portenho Tony Osanah e a banda psicodélica Escaladácida. Também se apresentaram no festival bandas de Joinville ( Banana Tree), Curitiba (A Semente) e da região (Os Vultos e Os Bárbaro).
O Brasil vivia os terríveis tempos da ditadura militar (governo Garrastazu Médici) e a MPB dominava o cenário artístico nacional. Mas o rock brazuca pós-60 também conquistava o seu espaço. No embalo do movimento hippie e de grandes festivais do gênero que começavam a acontecer em países com os Estados Unidos e Inglaterra, um grupo de londrinenses e cambeenses teve a ideia de promover o encontro musical de dois dias no Clube Recreativo Cascata, uma chácara com um enorme campo aberto e uma refrescante cachoeira. A propriedade ficava ao lado de uma estrada de terra.
Entre os organizadores estavam Paulo Cesar Troiano, radialista e promotor cultural conhecido como Paulão Rock `n Roll, Claudio Coimbra, Wilson Vidotto, o Bidu, realizador (em 1969) do 1.o Festival da Canção de Cambé, que revelou a cantora Neuzza Pinheiro, e Carlos Alberto Cavali, baterista da banda Os Bárbaros.
Segundo relato de personagens envolvidas na história, Coimbra já planejava um festa para o Clube Cascata e precisava de uma banda para tocar. Paulão, que conhecia Arnaldo Baptista, sugeriu que trouxessem os Mutantes. Os dois foram até São Paulo, mas chegaram lá com a ideia de transformar a festa em um festival de rock. Com a possibilidade de fazer um show nos moldes do Woodstock (EUA, 1969), a respeitada banda dos irmãos Arnaldo e Sergio Baptista se interessou pela proposta. Com Mutantes na parada, convencer o Joelho de Porco, Tony Osanah e outros músicos foi mais fácil.
As dificuldades para organizar o concerto de rock pioneiro foram grandes. Mesmo assim, como muitas outras pessoas se juntaram ao grupo inicial, a divulgação pode ser feita também em outros estados.
Mochileiros
O grande dia da Colher de Chá foi 11 de fevereiro de 1973, quando muitos estudantes de Londrina e região se deslocaram até o local do evento. Mas praticamente uma semana antes já começaram a chegar mochileiros de diversas regiões do país para o primeiro concerto de Rock Brasil que se tem notícia.
Muitas barracas foram armadas no acampamento da chácara. Artesãos, hippies, moças tomando banho de cascata: o clima no local era de grande liberdade. O palco, projetado por Wilson Vidotto, tinha 15 metros de comprimento por 7 metros de largura. De cada lado, uma torre de caixas de som com dois metros de altura. Os shows só terminaram por volta das 4 horas do dia 12,
Cambé e seu festival entraram para a história do rock nacional.
Texto: Londrix Comunicação
Contatos com a redação do Planeta Sercomtel podem ser feitos pelo telefone (43) 3323-0280 ou pelo e-mail: planeta1@sercomtel.com.br
📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe 📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU 📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.