Escute a noticia. Clique no Player acima!
O motorista do caminhão informou aos policiais militares ambientais que havia carregado o seu caminhão com soja na cidade de Confresa, estado do Mato Grosso, e enquanto fazia o trajeto de 1.719 km para a cidade de Londrina , estado do Paraná, parou o caminhão na estrada por ter tido um problema de freio em uma das rodas da carreta.
Ao entrar embaixo da carroceria para identificar e resolver o problema mecânico, avistou algo que inicialmente ele narrou como parecido a um pássaro ou animal sujo de terra e poeira da estrada, e que estava preso ao chassi do veiculo.
Ao limpar o local para a retirada do animal percebeu que era uma cobra Jibóia de aproximadamente dois anos de idade, que estava viva e sem ferimentos, tinha peso de cerca de quatro kilos e tamanho de aproximadamente um metro e setenta centímetros de comprimento.
O caminhoneiro levou um susto ao identificar o animal, e mesmo com pessoas falando para ele sacrificar a cobra e receio de acidente com ela, demonstrou consciência ambiental ao conseguir apanhar a jibóia e acondicioná-la sem ferimentos em uma caixa, para depois encaminhá-la a um posto de policial ambiental.
Depois de descarregada a carga, o caminhoneiro, que relatou acompanhar através da imprensa os trabalhos de cuidados com animais silvestres desenvolvidos pelo nosso Batalhão, ligou para nossa equipe para providenciar o devido resgate e reinserção do animal na natureza.
Imediatamente a equipe policial se deslocou para o posto de Bombeiro Civil da cidade de Bela Vista do Paraíso, realizaram o resgate da Cobra Jibóia, cientificamente conhecida por “Boa constrictor constrictor”.
A Jibóia é uma serpente não venenosa que impressiona pelo seu tamanho, atingindo tamanhos de cerca de 3 a 4 metros de comprimento, alguns espécimes atingem até medir até 5 metros.
No Brasil é a segunda maior cobra, perdendo em tamanho apenas para a Sucuri, seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e da América Central, podendo ser encontra em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.
A cobra Jibóia será encaminhada para veterinário e biólogo que analisará suas condições de saúde, e se saudável, será solta em área de proteção ambiental permanente, provavelmente na região o mais longe do risco possível de acidentes com seres humanos.
Toda a nossa equipe parabeniza o caminhoneiro que felizmente teve bom senso de preservação ambiental e encaminhou a cobra Jibóia com vida, para que possa continuar sua responsabilidade dentro do sistema ecológico e equilíbrio ambiental.
As ações de proteção ambiental são ordem direta de nosso Governador Beto Richa e nosso comandante do BPMA, o Tenente Coronel Chade Elias Geha, relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate ao crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733 em Londrina e região.