0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
A partir do dia 25 de abril, os atendimentos de urgência e pronto atendimento odontológico realizados nas Unidades Básicas de Saúde e também no Plantão Odontológico do município serão de acordo com a gravidade do caso, e não por ordem de chegada. Essa alteração chega a Cambé após uma cartilha enviada pelo Governo do Estado ter sido adotada. Nesta cartilha constam sugestões e indicações de atendimentos, visando uma maior qualidade no acolhimento dos pacientes.
Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal Luciana Mansano Rocha, a classificação de risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário “através de critérios definidos e com o objetivo de garantir acesso de qualidade ao usuário trazemos essa nova abordagem para a cidade. Após a identificação da situação do usuário ele será classificado por cores de acordo com a gravidade do caso, definindo então, a ordem de seu atendimento” ( veja o quadro de classificação de risco, abaixo).
Ainda de acordo com Luciana, durante todo o mês de abril, os profissionais das unidades básicas de saúde do município receberam treinamento sobre os Procedimentos Operacionais Padrão no acolhimento à urgência / pronto atendimento odontológico para melhor atender os usuários da odontologia.