Escute a noticia. Clique no Player acima!
O temporal que atingiu Londrina, no norte do Paraná, na tarde de quinta-feira (18), deixou 170 mil imóveis da cidade e da vizinha Cambé sem abastecimento de água nesta sexta-feira (19). O problema foi causado devido à falta de energia na unidade de captação de água do Tibagi.
Ao todo, a Sanepar atende 250 mil unidades consumidoras nas duas cidades.
Mesmo com o retorno da energia em parte do sistema, no fim da manhã, a Sanepar disse que não há previsão para retomada do abastecimento de água.
Segundo a empresa, o principal setor da captação continua sem energia e é preciso que o sistema esteja funcionando completamente para reabastecer os reservatórios, que atingiram nível crítico durante a madrugada.
De acordo a Copel, a rede elétrica que abastece o sistema de captação teve cabos rompidos e isoladores danificados por quedas de árvores sobre a fiação.
A Sanepar informou que apenas a região central de Londrina e pequena parte de Cambé estão recebendo água. As áreas são atendidas pelo Sistema do Ribeirão Cafezal, que não foi prejudicado.
A orientação é para que a população use água de maneira racional, priorizando alimentação e higiene pessoal.
Unidades do sistema prisional hospitais, creches e asilos estão sendo abastecidos com caminhões-pipa.
Sem energia
Conforme a Copel, cerca de 6 mil domicílios continuavam sem luz em Londrina perto do meio-dia, sendo que 1,7 mil estão sem energia desde a tempestade de quarta-feira (17).
A Copel ainda informou que 70 postes quebraram durante os dois temporais que atingiram a cidade.
Balanço da Prefeitura de Londrina
De acordo com informações da Prefeitura de Londrina, mais de 3 mil alunos da rede municipal de ensino ficarão sem aula nesta sexta-feira, devido aos estragos causados em 48 unidades, que incluem escolas e creches.
Veja abaixo o balanço dos estragos nos dois dias de chuva, segundo a prefeitura:
- 214 árvores caídas;
- 106 detalhamentos;
- 2, 3 mil metros de lona distribuídos;
- 48 unidades da Educação com algum tipo de dano.
Fonte: G1/Paraná