Escute a noticia. Clique no Player acima!
A estiagem que tem castigado grande parte do país está chegando ao fim. Neste final de semana, choveu em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no sul Minas Gerais e no Paraná. E voltou a chover em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O tempo chuvoso já era esperado pelos meteorologistas. “A primavera começou e a característica da estação é justamente essa, com sol durante o dia e chuvas no fim da tarde”, disse o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manuel Rangel.
O motivo das chuvas foi o deslocamento de uma frente fria do Sudeste para outras regiões. Com isso, a população já pode sentir a diminuição dos efeitos da seca. “A umidade relativa do ar está se recuperando e as queimadas devem parar logo”.
No Distrito Federal (DF), onde a umidade relativa do ar chegou a 7% nos dias mais secos, o índice mais baixo hoje (27) foi 27%, às 13 horas. No fim se semana houve relatos de chuva em algumas localidades do DF, como Gama e Park Way, mas o Inmet não registrou chuva porque foi uma quantidade muito pequena. “Foram poucos pingos”.
A previsão é que a seca termine na capital federal nesta quarta-feira (29), neste caso, seriam 126 dias sem chuva. Há também possibilidade de pancadas isoladas amanhã (28). Outros locais do país, como o sul da região Norte e o interior do Nordeste continuam sem expectativa de chuva.