Escute a noticia. Clique no Player acima!
Na última quinta-feira (16), o Centro Cultural de Cambé foi palco de um importante projeto para a saúde e bem-estar de animais domésticos da cidade. O Castramóvel, uma clínica móvel especializada em esterilização de cães e gatos, esteve presente no local para realizar o procedimento gratuitamente em 230 animais, cadastrados previamente em janeiro e que atendiam a alguns requisitos, como renda familiar de até dois salários mínimos.
Segundo Maurício Gomes, chefe da Divisão de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente, a castração é fundamental para a redução do abandono animal e para prevenir doenças sexualmente transmissíveis entre os animais, como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), comum entre animais abandonados. Além disso, o procedimento ajuda a tornar os animais menos agressivos e mais tranquilos.
A clínica móvel conta com todos os equipamentos necessários para a realização do procedimento com segurança, seguindo os protocolos do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Após o procedimento, os animais ficam em observação por um tempo e são liberados para voltarem para casa com seus tutores.
O projeto foi trazido para Cambé por meio de uma emenda parlamentar e um deputado estadual. As pessoas que não conseguiram castrar seus animais nesta etapa serão incluídas em uma fila de espera por novas vagas, além de terem a opção de participar de um programa municipal que oferta 35 castrações por mês. Parte das castrações, tanto do Castramóvel quanto do município, são destinadas às ONGs de proteção animal da cidade.
Os tutores que estiveram presentes no evento destacaram a importância da iniciativa. Rosa Cristina Peres, por exemplo, afirmou que a castração gratuita irá ajudá-la a cuidar dos filhotes de sua gata, que teve três filhotes após aparecer em sua casa grávida. Já Paulo Robson Oliveira ressaltou que o procedimento é benéfico para a saúde do animal, que fica mais calmo e evita ter mais filhotes.
Com iniciativas como essa, é possível garantir a saúde e bem-estar de animais domésticos, além de prevenir o abandono nas ruas e a proliferação de doenças entre os animais.