Escute a noticia. Clique no Player acima!
Duas mulheres protagonizaram o primeiro casamento homossexual, durante uma cerimônia coletiva, em Londrina, no norte do Paraná. O evento reuniu outros 250 casais, no campus da Universidade Norte do Paraná (Unopar), na tarde deste sábado (15).
Mônica Aparecida Moloni de Carvalho e Juliana Aparecida de Carvalho uniram não só o sobrenome, mas também um amor que começou pela internet. O casal está junto há dois anos. “Geralmente, as pessoas fazem, mas é restrito. Quando falaram do casamento coletivo, [pensamos], por que não fazer? É um direito nosso”, diz uma das noivas.
O casamento coletivo é uma parceria da universidade com o Tribunal de Justiça, Sesc e dois cartórios de registro civil da cidade.
As madrinhas de Mônica e Juliana também se casaram hoje. Foi num cartório da cidade, pela manhã. Fabiana Nogueira e Valquíria Correia lutavam para se casar há algum tempo e conseguiram uma autorização judicial. As duas se conhecem desde a infância e tiveram casamentos com homens. Hoje vivem juntas, com os quatro filhos de casamentos anteriores e pretendem adotar uma criança.
A mãe de Fabiana, uma das madrinhas, também se casou durante a cerimônia coletiva. Ela é heterossexual, mas disse que defende o casamento gay, se for pela felicidade dos noivos. “Elas se dando bem, se entendendo e sendo felizes, para mim, tudo bem. Eu defendo sim”, afirma.
Do G1-PR