0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria de Brito Lô Sarzi, o objetivo da campanha é de informar o maior número possível de moradores sobre os riscos da doença. “Desde 2010, quando o governo federal institui o Dia Nacional de Combate à Dengue, a Secretaria de Saúde mobiliza os agentes de saúde para conscientizar a população. Neste ano resolvemos ampliar a campanha, ampliar as atividades para todas as treze Unidades Básicas de Saúde e estender a mobilização para toda a semana para, assim, envolver o maior número possível de moradores”, explica a diretora.
“É importante informar a população que somente com a contribuição de todos é possível frear a dengue. Por isso, além de palestras e oficinas, as UBS vão ter murais com fotos de locais nos próprios bairros onde foram encontrados focos do mosquito transmissor”, completou Maria de Brito.
LIRAa
O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti, o LIRAa, realizado em Cambé, apontou um índice de 0,5% de infestação do mosquito, resultado bem abaixo do mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde que é de 1%.
Apesar dos bons resultados, Maria de Brito alerta que é preciso seguir com as ações de prevenção da doença. “O índice pode variar muito conforme as condições climáticas. Com muito calor e chuvas o número de focos do mosquito aumenta rapidamente. Por isso é importante a prevenção, ou seja, não deixar água limpa parada e extinguir possíveis locais onde o mosquito pode procriar”, alerta a Diretora.