0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Em agosto de 2010, após evidências dos dados registrados em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia como encerrada. Mesmo com o fim da pandemia o vírus continua a circular, produzindo alguns surtos localizados.
No ano de 2013, já temos o isolamento de cinco casos de Influenza A/H1N1 e cinco casos de Influenza tipo B. Todos os casos evoluíram com cura.
Com o objetivo de monitorar os principais tipos de vírus circulantes de Influenza no país, foram implantadas as Unidades Sentinelas para Vigilância da Influenza. Nestas Unidades, são coletados os exames específicos das pessoas que apresentam sinais e sintomas de Gripe de acordo com classificação do Ministério da Saúde. Estes exames são encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná. Atualmente são 59 Unidades distribuídas pelo Brasil. Em Cambé temos três Unidades Cadastradas: Unidade 24 Horas, Santa Casa e Hospital São Francisco.
Para Cambé foi um ganho ter sido contemplado pelo Ministério da Saúde com estas Unidades. Pois, este trabalho permite Conhecer os tipos de vírus que estão circulando na comunidade para composição da vacina no próximo ano e detectar surtos de síndrome gripal. Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção.
Medidas que evitam a transmissão da influenza e outras doenças respiratórias
- Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
A vacinação anual contra influenza também é uma das medidas utilizadas para se prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e, é capaz de promover imunidade efetiva e segura durante o período de circulação sazonal do vírus. Porém, ela é destinada para grupos específicos determinados pelo Ministério da Saúde.
Neste ano de 2013, Cambé já atingiu a meta da Campanha de Vacinação de Influenza com 86% de cobertura. Foram contemplados para esta campanha as crianças de seis meses a dois anos, profissionais da área da saúde, gestantes, puérperas e idosos.