Escute a noticia. Clique no Player acima!
Trata-se de mais um incremento ao já tradicional Google Maps. Só que, diferentemente do Google Earth (que utiliza imagens de satélite), a partir do Street View, o internauta poderá “trafegar” pelas ruas da cidade através de fotos em 360 graus.
Segundo a assessoria de imprensa do Google, o serviço ainda está na fase de coleta de imagens. Geralmente, esse processo leva de uma a duas semanas, mas pode variar, já que dias ensolarados são privilegiados para fazer as fotos. E como, depois disso, é preciso fazer a edição de todas elas (desfocando rostos e placas de carro, conforme a política de privacidade da empresa), ainda não há data definida para a disponibilização das imagens aos usuários.
Street View
O projeto Google Street View começou em 2007, em apenas cinco cidades dos Estados Unidos. Hoje, no entanto, quatro anos depois, ele está presente em todo o mundo: gente de qualquer lugar do planeta pode matar a curiosidade e dar uma “voltinha” por Londres, Berlim ou Nova York, por exemplo.
No Brasil, são 51 municípios, dentre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, cujas fotografias já podem ser acessadas pelos internautas.
De acordo com a assessoria de imprensa do Google, o objetivo é mapear toda a malha viária pavimentada – ruas, avenidas e estradas – que está no Google Maps.
Como funciona
A princípio, a ideia parece simples: sair às ruas fotografando tudo o que há pela frente, de todos os ângulos possíveis. Contudo, para criar uma verdadeira experiência de imersão virtual, o Street View precisa contemplar cada detalhe.
As imagens são capturadas de um carro equipado com 15 câmeras. O veículo conta, ainda, com sensores de movimento que rastreiam sua posição e lasers que captam dados 3D e determinam a distância entre as imagens. Isso faz com que cada foto esteja no lugar certo e, conforme o internauta avançar pela rua, independentemente da distância ou direção, uma nova fotografia correspondente seja exibida.
Finalizado o processo de coleta, todas as imagens de determinada posição são “costuradas” lado a lado, formando uma panorâmica única. Essa foto “gigante” é, então, projetada em uma esfera. Ao utilizar o Street View, é como se o internauta estivesse dentro dessa esfera e, à medida que clicar em um ponto específico da imagem, ele passasse à esfera seguinte.
Para saber mais sobre o Street View ou conferir quais cidades já estão disponíveis no serviço, clique aqui.
Matéria TV Cambé: