Consumo mais alto prejudica abastecimento em Londrina e Cambé

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Estiagem é a segunda maior dos últimos 35 anos, segundo Simepar

A Sanepar comunica que nesta sexta-feira bairros de Londrina e Cambé ficam sem água até o final da noite. Abaixo segue a relação de bairros:

 

1) Centro de Reservação Norte (LONDRINA):

C.H. Ruy Virmon Carnascialli, P. Res. Liberdade, P. Res. Elizabeth, Jd. Nova Aliança, Jd. Luiz Meneghel, Jd. Pacaembu, Jd. Paraiso, C.H. Milton Gavetti, Jd. Tropical, C.H. Farid Libos.

2) Centro de Reservação Santos Dumont (LONDRINA):

Jd. Califórnia, Jd. Eldorado, Jd. San Fernando, Res. Vale Cambezinho, Jd. San Patrício, Jd. San Izidro, Jd. Monte Carlo, Jd. Vale Verde, Res. Loris Sahyun, Jd. Igapó, Jd. Adriana, C.H. Jerumenha, Jd. Nikko, Jd. Oscavo Santos, Jd. Piza.

3) Centro de Reservação Ouro Branco (LONDRINA):


Jd. Tarobá, Jd. Atlanta, Res. Café Cereja, C.H. Tito Carneiro Leal, Rec. Ponte Seca.

 

4) Centro de Reservação Vivi Xavier (LONDRINA):


C.H. Newton Guimarães, C.H. José Giordano, C.H. Parigot de Souza, Res. Cancun, Res. Potal do Sol, Jd. Paris, Jd. Bavaria, Jd. Viena, Jd. Atenas. Res. Leblon, Res. Barra Forest.

 

5) Centro de Reservação Semíramis (LONDRINA):


Heimtal, Jd. Itapoa, Jd. Novo Horizonte, Jd. Aliança, Jd. Belém, Jd. Primavera, C.H. Maria Cecília, C.H. Luiz de Sá, C.H. Aquiles Stenghel, Jd. Dom Vicente.

 

6) Centro de Reservação Bandeirantes (CAMBÉ):
Jd. Novo Bandeirantes 1 e 2, Jd. Silvino 1 e 2, Jd. Ana Eliza 1, Jd. Ecoville.

No mês de setembro, houve a segunda maior estiagem dos últimos 35 anos, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Diante da média histórica de 123 mm de chuvas em setembro, em Londrina, foram registrados apenas 7 mm. A última grande estiagem nesse mês ocorreu em 2007, com 3,9 mm. No último dia de setembro, o calor também fugiu à regra, com 37 graus. Desde 1988 não fazia tanto calor em setembro. Esses dois fenômenos – seca e calor – provocaram nas últimas semanas um aumento excessivo do consumo de água levando ao desabastecimento de algumas cidades do Norte do Estado.

Em Londrina e Cambé, a estiagem não tem afetado o volume de água dos mananciais Tibagi e Cafezal, que abastecem as duas cidades, mas contribui para o aumento do consumo. Até o final de outubro entram em operação dois poços do Aquífero Guarani que vão elevar a produção em mais 10% de água, passando dos atuais 2 mil litros para 2.200 litros por segundo. Além disso, em 2011 também terá início a ampliação do sistema Tibagi, que vai duplicar a produção dessa unidade. Esta obra deverá ser concluída em três anos, quando então vai garantir o abastecimento da cidade para os próximos 20 anos.

“A Sanepar tem investido para ampliar seus sistemas, mas o consumo de água está cada vez mais excessivo. É preciso usar a água de forma racional, evitando desperdícios como lavar a calçada, o carro ou banhos demorados. Economizar é bom para o meio ambiente e para o bolso”, afirma o gerente industrial da Sanepar, Roberto Arai.

A utilização do reservatório doméstico, a chamada caixa d’água, além de economizar água, uma vez que a pressão é reduzida em relação à que vem diretamente da rede pública, também garante água para um eventual corte no abastecimento. Existem também sistemas de descarga para banheiros que utilizam menos água.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile