Escute a noticia. Clique no Player acima!
Amaral afirma que havia se comprometido com os outros deputados e com a sociedade a apresentar as propostas para a candidatura à presidência da Assembleia, mas decidiu atender ao chamado de Beto Richa. Entre as propostas para Assembleia estavam a continuidade do processo de implantação de transparência total no Legislativo, com o aprimoramento do Portal da Transparência, a reestruturação e modernização política e administrativa da Casa, além da realização de concursos públicos.
O deputado garante que, mesmo assumindo um posto no governo, ele não vai deixar de atender à população dos municípios que representa. “Mesmo tendo que me licenciar do mandato de deputado estadual, as cidades não irão perder em nada, pois sempre estarei pronto para atender a sociedade”, comenta.
Durval Amaral tem uma vasta experiência na área política e de gestão pública. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Amaral possui curso de Direito Tributário Comparado na Alemanha. Em 1988 foi eleito vice-prefeito de Cambé, onde já havia exercido o mandato de vereador. Em seguida, atuou na Secretaria da Fazenda do Estado como consultor técnico e chefe de gabinete. Foi eleito deputado pela primeira vez em 1990.
Como deputado, atuou como Secretário de Estado do Trabalho e Ação Social (1992-1994) no primeiro governo de Roberto Requião (PMDB). Na Assembleia Legislativa do Paraná, já foi líder do Governo (2001-2002) e líder da Oposição (2003-2005), além de ter sido o relator da Comissão de Orçamento da Casa. Desde 2005, Amaral é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia.
Em 2009, Durval Amaral comandou a criação do Portal da Transparência da Assembleia, que passou a publicar na internet as despesas dos parlamentares. Em 2010, o deputado foi o responsável pelas leis que promoveram a reestruturação de cargos e salários da Assembleia, comandando também o reenquadramento funcional da Casa.