Escute a noticia. Clique no Player acima!
Balé de Carolina é fruto do esforço da família
0:00
Carolina, uma cambeense que nasceu em Londrina, mas vive em Cambé desde quando ainda era bebê, é bolsista da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina. Ela tinha menos de 13 anos quando iniciou no balé, como aluna do Balé Funcac, da Fundação Cultural e Artística de Cambé.
Ela lembra que, na ocasião, um professor do Bolshoi chegou a perguntar se a cambeense fazia balé. Mas naquele tempo a pretensão de Carolina ainda era modesta e ela, quando muito, mal sonhava fazer parte de um espetáculo como o que acabara de assistir.
Concluído o primeiro ano de estudo no Balé Funcac, Carolina se deparou com uma grande oportunidade. Na condição de pré-indicada, a adolescente participou da primeira fase da audição do Bolshoi, realizada em Ibiporã. Selecionada, Carolina foi chamada para a fase final, em Joinville, onde também se saiu vitoriosa.
O resultado positivo provocou, porém, uma virada na vida da família da adolescente. A primeira mudança a ser enfrentada foi a de Carolina viver longe dos pais, Carla Zaborne e Agnaldo Luís e Silva, e da irmã, Lavínia, hoje com 13 anos.
Gozando de uma curta temporada de férias de início de ano, Carolina está em Cambé e aproveita para visitar as amigas, inclusive as colegas do Instituto Auxiliadora e do Colégio Attílio Codato. Em Joinville, além das atividades na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil a adolescente frequenta aulas no segundo ano do ensino médio.
Encerradas as férias, Carolina inicia o terceiro ano do curso de balé e já sabe que terá pela frente uma temporada de apertos. No ano passado, ela esteve com a família quatro vezes, embora tivesse contatos pela internet e pelo telefone quase todos os dias.
Morando em locais denominados Casa do Balé, a adolescente convive com bolsistas de vários estados brasileiros. Carolina tem inclusive a ajuda de uma família de Joinville para se manter no balé. Neste terceiro ano do curso, ela tem pela frente algumas disciplinas novas, como piano, dança caráter, teoria da dança e dueto par. Enfrentará também durante o ano três avaliações para ver se está acima ou abaixo do peso de uma bailarina de sua idade e porte físico.
Quanto aos caprichos de uma adolescente, Carolina se mostra muito consciente: na Escola do Bolshoi, a displicina e o respeito estão em primeiro lugar. Os sapatos, por exemplo, não podem fazer barulho. Brincos são admitidos, mas desde que sejam discretos. O esmalte nas unha devem ser de cores suaves.
Fora isso, nada de mais complicado. Carolina quer ganhar a perfeição no balé no exterior, possivelmente em palcos da Europa. Já passou por provações e venceu por esforço sobretudo dos pais, que lutaram muito por recursos para manter uma filha em um curso que, apesar da bolsa de estudo, é dispendioso.
📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270