Aumento da energia autorizado pela ANEEL leva Sanepar a pedir revisão tarifária extraordinária

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Serviços de abastecimento de água e o de coleta e tratamento de esgoto dependem de energia elétrica

NOVO LEITURITA SANEPARA Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) encaminhou proposta de revisão tarifária extraordinária ao agente regulador do setor no Paraná, o Instituto das Águas. A revisão tarifária extraordinária está prevista na Lei do Saneamento (11.445/2017), que também estabelece as regras para o reajuste anual e a revisão periódica. No caso da revisão extraordinária, o pedido foi necessário devido aos recentes aumentos de energia elétrica autorizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Pelo mesmo motivo, outras cinco companhias de saneamento já solicitaram a revisão tarifária extraordinária. A energia é o insumo de maior peso na composição tarifária do setor.

“Os reajustes autorizados pela ANEEL estão bem acima do que prevíamos”, afirma o diretor financeiro da Sanepar, Gustavo Guimarães. Na Sanepar, o aumento da energia elétrica já representa acréscimo de mais de 88% em relação ao ano passado. “A revisão extraordinária solicitada pela Sanepar é diferente do reajuste anual que, no caso da Sanepar, foi aplicado em duas parcelas – uma em março, outra em junho. O reajuste anual foi de 12,5% e considera a variação dos custos em 2014”, explica o diretor.

A Sanepar não pode informar o percentual da proposta, que ainda será analisada pelo órgão regulador. Após a decisão, serão necessários pelo menos mais 30 dias para que a revisão seja aplicada, de forma linear.

ENERGIA É IMPRESCINDÍVEL – O fornecimento de água tratada depende, diretamente, da energia elétrica. Hoje, 91% da energia consumida pela Sanepar é utilizada nos sistemas de abastecimento de água. No Paraná, 3.440 unidades operacionais da Sanepar só funcionam se houver energia para acionar os equipamentos de grande porte que bombeiam a água dos rios, ou dos poços, até as estações de tratamento. Estas também dependem da energia para fazer a água circular entre os reservatórios até tornar-se própria para o consumo humano. É por meio da energia elétrica que a água é bombeada dos reservatórios até a casa do cliente. Atualmente, a Sanepar utiliza cerca de 50 milhões de metros de redes, que só operam se houver energia para pressurizar a tubulação e fazer a água chegar ao destino.

Mais 8% da energia consumida é utilizada nos sistemas de esgotamento sanitário para funcionamento das estações elevatórias, que encaminham o esgoto sanitário para as estações de tratamento, onde há equipamentos elétricos que fazem o tratamento do esgoto. Ao todo, a Sanepar possui 3.694 unidades de consumo de energia. Somente 1% da energia consumida é utilizada para fins administrativos.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile