Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Associação Refúgio, que está situada na Avenida Antonio Ramineli no Jardim Ana Rosa, fundada a 18 anos, tem atuado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através de projetos socioeducativos ligados a atividades de esporte, arte e cultura, atendendo crianças e adolescentes com idades entre 6 a 15 anos.
O projeto contempla aproximadamente 250 crianças e adolescentes em sede própria, com equipe qualificada, técnica e intelectual, num espaço físico que possibilita exercer todas as atividades com excelência.
O primeiro projeto foi a chamada Casa Lar, em 2005, que atou no serviço de Acolhimento Institucional com crianças em situação de rompimento de vínculo familiar. Em 2007, com o fim da Casa Lar, a Instituição passou a atuar na proteção básica, sendo contemplada pelo programa governamental “Atitude”, que o possibilitou ofertar oficinas socioeducativas. Em 2009 conquistou sede própria e as atividades, outrora em formato de oficinas, tornaram-se projetos cujas benfeitorias tem alcançado resultados plenamente satisfatórios. Em 2019, a Instituição iniciou os trabalhos atendendo 240 crianças e adolescentes distribuídos nos 6 projetos.
Atualmente são realizadas atividades como oficinas de taekwondo, jiu jitsu, capoeira, música, percussão, violão, balé, street dance, artes circenses e atividades socioeducativas.
As crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade/risco social e que vivenciam situações de fragilização de vínculos, em especial os benefícios dos programas de transferência de renda, são atendidos de forma prioritária, ou seja, são os primeiros a serem incluídos nos projeto. O atendimento é independente da classe social ou financeira.
O Refúgio conta com uma equipe de 20 profissionais, alguns são ex-alunos, como Lucas Henrique dos Reis da Rocha de 18 anos, que iniciou como aluno a 9 anos e hoje é Educador Social.
Mensalmente são trabalhados temas como sentimentos e emoções, prevenção contra o abuso sexual infantil, meio ambiente e importância na área da saúde.
O presidente (voluntário), Márcio José Novais de Carvalho conta com a ajuda da população.
Os recursos arrecadados para a instituição, provém da Nota Fiscal Eletrônica que é a principal fonte de arrecadação e também através da Subvenção Municipal. A associação já foi reconhecida e ajudada pelo Projeto Criança-Esperança e pelo Projeto Itaú Social, reconhecimento este que são para poucas instituições e que são conquistadas através de projetos apresentados, analisados e selecionados.
O espaço físico do projeto está sendo ampliado para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a capacidade de número de alunos atendidos. A fila de espera atualmente conta com mais de 100 crianças e adolescentes e que com a ampliação essa fila de espera poderá não existir.
O aumento contará com espaço específico para atividades esportivas com auditório e espaço para recreação e brincadeiras.
O Refúgio já tem também um terreno para a construção de 2 piscinas aquecidas para atividades recreativas e esportivas, mas aguarda fundos através de doações para a implementação do projeto.
A associação oferece um ambiente de desenvolvimento integral, convivência e fortalecimento de vinculo familiar e comunitário, buscando a superação das situações de risco e vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e o resgate e restauração dos valores pessoais de cada indivíduo, ressaltando as suas potencialidades através do esporte, cultura e música.
A instituição conta com o aumento das doações para a demanda das despesas de manutenção, colaboradores, materiais e do aumento do espaço físico.
As doações poderão serem realizadas das seguintes formas:
- Caixas de Notas Paraná espalhadas pelo comércio em geral (não colocar CPF na nota no caso de doação para o Refúgio)
- Telefone: (43) 3154-7777
- Whatsapp: (43) 9.9952-0378
- PagSeguro Uol (clique aqui)
As empresas que desejarem, poderão solicitar a caixa das Notas Paraná pelos telefones de contato acima.