Escute a noticia. Clique no Player acima!
Nesta segunda feira, dia 08 de outubro de 2012, uma equipe da Polícia Militar Ambiental do pelotão da
Os policiais militares ambientais em atendimento à denúncia anônima, foram a quatro casas localizadas na área urbana e constataram que os proprietários das residências tinham vários pássaros silvestres da fauna brasileira, sendo encontrados 03 (três) pássaros-pretos, 01 (um) sabiá, 03 (três) trinca-ferros, 01 (um) sangrinho, 02 (dois) coleirinhas, 08 (oito) patativas, 04 (quatro) canários-terra, 01 (um) galo-da-campina e 01(um) melro.
Todos pássaros silvestres estavam em gaiolas de madeira e arame, e nenhum tinha documentação ou autorização do Órgão Ambiental Competente.
Quatro homens foram autuados em termo circunstanciado de infração penal, e responderão administrativamente pelos fatos, pois a captura de qualquer ave silvestre na natureza é crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, cuja pena é de 6 meses a um ano e multa.
Todas as aves passam por avaliação de um veterinário para a possível soltura em reserva ambiental da região e aquelas que não puderem retornar a natureza serão encaminhadas a um centro de animais silvestres autorizado.
A Polícia Ambiental desenvolve Policiamento Preventivo Ambiental no sentido de coibir os crimes com previsão na Lei Federal 9.605/98. As denúncias podem ser feitas anonimamente e a qualquer hora , na região de Umuarama através dos telefones 44-3624-7630 e 44-3637-3439.