Escute a noticia. Clique no Player acima!
No município, o programa é coordenado pelo artista plástico Anésio Montini, da Fundação Cultural e Artística de Cambé – Funcac e da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo ele, na etapa municipal participaram 135 alunos de escolas, projetos sociais e culturais, dos quais dez foram classificados para a fase nacional.
Além de Fernando Lacerda, Cambé também classificou em nono lugar a estudante Rafaela Lisse Thomsen, 14 anos, aluna do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. A pintura e colagem de Rafaela, com o tema Equilíbrio, trabalha reflexões a partir de uma árvore seca.
O prêmio de Rafaela foi um aparelho MP5. Fernando ganhou uma televisão em LCD e um aparelho de DVD. A professora de Fernando, Eliane Rosa Pontes, também ganhou um aparelho de TV. Os dois foram acompanhados pela diretora do Projeto Ação Educativa, da qual Fernando é participante.
Durante a entrega dos prêmios, o coordenador do Fabricando Arte no município, Anésio Montini, disse que a qualidade dos trabalhos produzidos no município são excelentes. Anésio revelou que chegou a conversar com os coodernadores nacionais do programa sobre a classificação dos cambeenses devido ao nível técnico, criatividade e, enfim, a qualidade destacada entre os primeiros colocados.
A prefeita em exercício, Cidinha Pascueto, considerou que a classificação de cambeenses na etapa nacional do Fabricando Arte é reflexo da boa qualidade da educação e da cultura no município. Para Cidinha Pascueto, se mais empresas seguissem o exemplo da Dixie Toga e patrocinassem a educação e a cultura para públicos de diferentes faixas sociais, a violência e a criminalidade seriam menores em todo o país.
A prefeitra em exercício também recomendou às crianças e aos adolescentes: “Não se prendam muito à tecnologia de hoje em detrimento aos trabalhos manuais que proporcionam bons resultados”
O terceiro colocado da fase nacional do Fabricando Arte mora no Jardim Ana Rosa com a mãe, Silvana, e os irmãos Bruno, Laís e Luiz Gustavo. Fernando freqüentou a Ação Educativa até este ano e em 2012 passa a participar do NAF – Núcleo de Aprendizagem para o Futuro. Ambos os projetos são mantidos pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) de Cambé. Fernando participou pela segunda vez do Programa Fabricando Arte.