Escute a noticia. Clique no Player acima!
Muitas pessoas que praticam exercícios ou mesmo as que não praticam subestimam a importância de fazer alongamento da coluna.
O alongamento da coluna é muito importante porque é a melhor maneira de prevenir lesões em toda a região das costas e até dos membros inferiores, uma vez que a estrutura das costas também suporta o estresse e peso a serem aplicados nos membros inferiores.
É importante ressaltar que se você já tem algum problema na coluna, o alongamento da região é primordial, não só para minimizar os sintomas de dor, como também evitar que algum problema piore ou tenha quadros agudos.
Existem diversos benefícios em realizar de forma correta o alongamento da coluna e além disso, há diversos exercícios que podem ser realizados.
Vamos falar dos diferentes segmentos da coluna para explicar melhor o que cada tipo de alongamento envolve.
Alongamento Para Coluna Torácica
A região torácica da coluna é uma parte que abrange maior mobilidade de toda a coluna. Por isso mesmo, geralmente é uma região que tensiona com grande facilidade e está associada com dores localizadas em algumas regiões, sobretudo dor no ombro.
O que muita gente não percebe é que há uma íntima relação entre a falta de alongamento para a região da coluna torácica e dores nos ombros, uma vez que quando se movimenta o ombro, a escápula desliza sobre a caixa torácica, usando a musculatura da região.
Se essa musculatura está encurtada ou tensionada, obviamente o movimento não terá amplitude e não será estável, levando ao sintoma de dor.
Essa dor pode ser aliviada com maior mobilidade à coluna torácica, daí a importância de um alongamento adequado para a região.
Aulas de Pilates, nas quais são utilizadas movimentação dinâmica, porém sem grandes impactos nas articulações, são essenciais para garantir maior amplitude de movimento.
Além disso, o uso de faixas também é apropriado para esse tipo de alongamento.
Alongamento Para Coluna Cervical
Essa região da coluna, geralmente, apresenta-se também tensionada, uma vez que há uma tendência, em muitas pessoas, de curvar a cabeça para frente (e com isso o pescoço também), levando à uma postura errada e constante.
Basta notarmos quantas pessoas estão sentadas ou andando olhando a tela do celular. Geralmente, o celular é colocado na altura do peito, no máximo, e a cabeça é curvada para que se consiga estabelecer a distância focal.
Isso leva a dores de cabeça e tensionamento de toda a região cervical.
Antigamente, fazia-se a manipulação da região para alívio da dor, mas hoje sabe-se que a região da coluna torácica está também diretamente envolvida nisso. Portanto, exercícios que garantam maior amplitude de movimento para a região da coluna torácica também são aplicados nesse sentido.
É importante que o paciente perceba que vícios posturais podem levar a sintomas de dor e que o tratamento também deve levar ao paciente tentar “corrigir” hábitos posturais errados (como o citado de ficar segurando o celular na altura do peito, curvando o pescoço e colocando a cabeça para baixo).
Para a coluna cervical, alongamentos com flexão, extensão e rotação da cabeça são bastante indicados.
Outros dois alongamentos importantes são o do músculo elevador da escápula e do trapézio superior, que são feitos da seguinte forma:
Músculo Elevador da Escápula
Pode ser feito de uma maneira mais suave ou com alongamento mais intenso.
Sente-se em uma cadeira, segurando na borda com a mão esquerda, ombros alinhados, coluna reta.
Com a mão direita posicionada na cabeça, leve o nariz em direção à axila direita e à orelha próxima ao ombro.
De modo mais intenso, pode ser feito levantando o cotovelo, colocando a mão no meio das costas, posicionando o queixo em direção ao peito e a orelha em direção ao ombro.
Manter a posição por 30 segundos.
Trapézio Superior
Em posição sentada semelhante ao exercício descrito acima, ponha sua mão esquerda sobre a cabeça, queixo no peito e vire a cabeça para o sentido contrário ao ombro da mão que está pressionando a cabeça.
Manter a posição por 30 segundos.
Alongamento Para Coluna Lombar
A coluna lombar é responsável pelo maior número de queixas dos pacientes, sendo que acredita-se que 50% dos brasileiros já tiveram algum episódio de dor na região lombar.
Em relação a essa parte da coluna, é possível fazer alongamentos simples, como os descritos a seguir:
Alongamento deitado
Deite-se com as costas alinhadas e abrace os joelhos. Pode-se iniciar alterando cada joelho, segurando o joelho na altura do peito, por 30 segundos.
Ou abraçando ambos e relaxando a cada 30 segundos.
Alongamento com braços para frente
Basta ficar de quatro e colocar os braços para frente, com o rosto próximo ao chão, abaixando-se até encostar a cabeça no chão.
Manter a posição por 30 segundos.
Alongamento da serpente
Consiste em deitar de barriga para baixo, com o peito do pé virado para baixo.
Posicionar as mãos à frente dos ombros e gentilmente tentar levantar a região das costas, inclusive a cabeça, empurrando o solo com as mãos.
Contrai-se os quadris e as coxas permanecem no chão.
Permanecer na posição por 30 segundos, depois relaxar.
Alongamento em pé
O alongamento em pé, no qual pode-se alongar os membros inferiores (quadríceps, músculo da coxa), ou simplesmente, flexionar o corpo para tentar alcançar o solo, para alongamento da musculatura lombar e de posterior da coxa, também pode ser indicado.
Respeite seus limites
É importante que todo alongamento feito seja com respeito aos limites do seu corpo e até onde você consegue ir. Não force. O objetivo é alongar a musculatura e não causar lesões a ela.
É importante também, se caso você já tem alguma lesão, buscar um profissional que oriente a maneira correta de realizar cada alongamento e qual é o melhor alongamento para você.
Alongamento Para Coluna – Fisioterapia
A fisioterapia envolve diversas metodologias, porém o alongamento está presente no início de praticamente toda sessão.
Assim, um profissional gabaritado da área da fisioterapia poderá indicar quais os melhores alongamentos para alívio de dores ou melhorar a amplitude do movimento.
O ITC Vertebral conta com inúmeros profissionais e técnicas, como Fortalecimento Muscular (Pilates) e diversas outras, para melhorar sua condição muscular.
Marque hoje mesmo uma consulta e venha conhecer o que há de mais moderno em reabilitação para problemas de dores nas costas e em outras regiões da coluna.
Texto por: ITC Vertebral