Escute a noticia. Clique no Player acima!
Trabalho, academia, vida social, família e casa. Com essas tarefas e com cada vez mais demandas da vida moderna, muitas pessoas afirmam não terem tempo para cuidar das suas refeições e acabam gastando muito dinheiro comendo fora ou se alimentando mal.
Cuidar da alimentação vai muito além da vaidade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos ao sobrepeso e obesidade.
Que tal então anotar algumas dicas de como economizar tempo na cozinha e começar a fazer suas próprias refeições para melhorar a saúde do seu corpo e do seu bolso também? Algumas atitudes simples podem te ajudar mais do que você imagina.
1 – Mantenha sua cozinha organizada
Essa dica pode parecer boba, mas ela é essencial. Um ambiente organizado é melhor para cozinhar, para achar os produtos necessários em menos tempo e estimula a vontade de preparar seus pratos. Coloque os itens sempre no mesmo lugar, lave a louça sem deixar acumular e mantenha o cômodo cheiroso e arejado. Já é um grande passo para quem deseja passar mais tempo por lá.
2 – Faça um cardápio semanal
Antes de cozinhar, coloque em um papel tudo que você pretende fazer e quais combinações de pratos pretende montar. Essa lista te ajudará (e muito) na hora de comprar os ingredientes certos, evitará desperdício, e ajudará a economizar bastante tempo na cozinha. Objetividade é essencial.
3 – Congele alimentos
Cozinhar todos os dias é praticamente impossível para grande parte das pessoas. Por isso, uma boa estratégia é separar algumas horas de um ou dois dias da semana para essa tarefa e deixar alguns pratos prontos no congelador. Não se esqueça de pensar no almoço, na janta e nos lanches quando for preparar suas refeições. Existem opções de congelamento para todos os gostos.
Aprenda também a colocar plantas frutas em água ou água de coco em formas de gelo para fazer sucos saudáveis para você e sua família sem precisar de muito tempo. É garantia de uma vida mais equilibrada e pode ser uma delícia tomar um suco detox pela manhã.
4 – Diversifique os temperos
Um dos segredos de uma boa comida é o tempero. Para não enjoar, diversifique! Busque misturas diferentes e faça pratos com os mesmos ingredientes, mas com temperos diversos. Aprenda o que combina com cada um e visite com mais frequência as estantes de temperos dos supermercados e feiras. Eles podem te surpreender e a maioria deles pode ser congelada, inclusive ajudam a manter o alimento em bom estado.
5 – Tenha alguns alimentos “coringa” na dispensa
Por mais planejada que seja sua semana, imprevistos acontecem. Existem alimentos que são saudáveis e podem sim ser preparados rapidamente. Geralmente eles são mais caros, mas ter alguns pode te salvar em momentos de pressa, inclusive ajudando a manter o foco na saúde, sem perder tempo.
Um bom exemplo é o macarrão: existem diversos tipos, e os 100% integrais são os mais recomendados. Legumes congelados, que parecem vilões, são uma excelente opção para dias corridos. Outra boa opção é o café em cápsulas. Hoje em dia, todo mundo quer uma cafeteira de cápsulas. Escolha a marca e formato que se encaixam melhor na sua rotina. No caso dos cereais matinais, preferia os sem açúcar, sempre.
6 – Limpe enquanto cozinha
Por fim, toda vez que estiver cozinhando, já vá lavando os pratos sujos enquanto a água ferve, organizando a bagunça e limpando tudo. Assim, quando terminar de cozinhar, você poderá aproveitar o tempo de outra maneira e terá seus alimentos prontos para consumo.